Vitória petista

Veja está obrigada a dar direito de resposta a deputado do PT

Autor

29 de setembro de 2004, 10h43

A Veja está obrigada a conceder direito de resposta ao deputado estadual Emidio de Souza (PT), candidato à prefeitura de Osasco, Grande São Paulo. A determinação é da 227ª Zona Eleitoral de Osasco. Ainda cabe recurso.

De acordo com o site do PT, na edição nº 1.873, de 29 de setembro, a revista publicou uma reportagem “mentirosa e parcial que tenta manchar a imagem de Emidio de Souza e do presidente da Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha”.

A Justiça Eleitoral determinou, ainda, busca e apreensão de jornal da Frente Viva Osasco, de Celso Giglio, por usar a notícia da revista Veja para atacar Emidio de Souza.

A resposta, de acordo com a Justiça, deve ser publicada com o mesmo destaque e na mesma página na qual está a notícia atual.

Além do direito de resposta, Emidio promete ingressar com mais duas ações: uma queixa-crime contra os autores da reportagem e outra de reparação por danos morais.

Leia a nota divulgada por Emidio de Souza

Nota à imprensa

Causou-me profunda indignação a notícia “Os outros quinhentos…” da revista Veja, nº 1.873, que chegou às bancas no dia 25 de setembro. Não vejo outro propósito na notícia senão o de impedir o crescimento de uma candidatura que, não tenho a menor dúvida, vencerá as eleições deste ano em Osasco.

Causou-me também perplexidade o fato de uma revista como a Veja publicar tamanha leviandade, sem qualquer consistência jornalística. É um absurdo vincular meu nome a uma suposta negociação e transformar essa suposição em notícia real.

O absurdo reside no fato da notícia ser construída a partir de uma gravação de uma conversa de uma suposta reunião da cúpula nacional do PSDC, da qual nem sabia de sua existência até ler a revista.

Esclareço que não participei de nenhuma negociação envolvendo recursos financeiros com quem quer que seja para obter o apoio do PSDC à minha candidatura a prefeito de Osasco. Isto porque o PSDC local aliou-se ao meu principal adversário do pleito que se avizinha, cedendo o candidato a vice-prefeito.

Portanto, se houve alguma negociação escusa ela se deu fora da frente partidária que me apóia.

Por fim, espero que a verdade dos fatos venha à tona o mais rápido possível. Se o propósito da revista foi o de causar interferência no processo eleitoral em curso, a maturidade da população de Osasco não permitirá que isso venha acontecer.

Emidio de Souza

Deputado Estadual

Candidato a prefeito de Osasco

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!