Operação belezura

Juiz determina retirada de propaganda da Avenida Paulista, em SP.

Autor

23 de setembro de 2004, 19h49

As propagandas eleitorais afixadas em postes com sinalização de trânsito, com suportes ajardinados e canteiros da Avenida Paulista, em São Paulo, serão retiradas, nesta sexta-feira (24/9), por oficiais de Justiça da 1ª Zona Eleitoral.

A determinação foi feita nesta quinta-feira pelo juiz auxiliar da propaganda de São Paulo, Roberto Maia Filho, que recebeu a informação por meio do sistema de denúncias online da Justiça Eleitoral.

Corre na mesma Zona Eleitoral representação da vereadora candidata à reeleição em São Paulo, Claudete Alves (PT), contra a ONG Paulista Viva.

Ela entrou com pedido de liminar para que as propagandas eleitorais retiradas pela entidade dos postes que abrigam floreiras na Avenida Paulista sejam recolocadas. Ação aguarda julgamento.

A ONG retirou 117 banners, cartazes e faixas de propaganda eleitoral de 39 postes da avenida. Claudete, então, ingressou com a ação responsabilizando a organização por crime eleitoral. A retirada do material teria, segundo ela, causado prejuízo à campanha.

A candidata alega que as propagandas eram legais — estavam afixadas em postes sem sinalização de trânsito, o que é permitido pela Lei Eleitoral. Ela cogita, inclusive, acionar a ONG por perdas e danos. O juiz Maia recebeu a reclamação, mas não deferiu o pedido de liminar.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!