Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Caminho das pedras

Raul Haidar lança ‘A Fórmula do Sucesso na Advocacia’ na OAB-SP

Se o advogado levar tudo o que acontece na Advocacia a ferro e fogo vai se aborrecer, se estressar, arranjar muitas encrencas, ficar maluco e morrer cedo. O alerta é do advogado Raul Haidar, que já viveu situações inusitadas nos tribunais. Certa vez, um juiz determinou a expedição de carta precatória para colher assinatura de um morto em um processo que Haidar atuava.

Esse é um dos muitos casos contados pelo tributarista em seu livro A Fórmula do Sucesso na Advocacia -- um manual para todos os advogados. Na obra, ele procura mostrar o caminho das pedras para quem pretende crescer na profissão.

O autor discorre sobre a profissão -- ou sacerdócio, como consideram alguns -- de forma apaixonada, mas sempre preocupado em evidenciar os obstáculos cotidianos que os advogados terão de enfrentar no caminho ao sucesso. Isso porque, nas palavras do tributarista, a maioria das pessoas "vê os uísques que a gente bebe, mas não os tombos que a gente leva".

Para Haidar, há, sim, uma fórmula para o sucesso na profissão. E ela está sintetizada na equação sA = 3cC x 3P. A solução parece simples: sA (sucesso na Advocacia) = 3cC (conquistar, conservar e cobrar o Cliente) x 3P (profissionalismo, paciência e perseverança). Combinada com ética, a equação mostra-se infalível.

O livro reveza histórias vivenciadas pelo autor nos 30 anos de exercício da profissão, com recomendações de como o advogado deve se conduzir nas mais variadas situações.

Num capítulo dedicado especialmente às dificuldades encontradas, a obra elenca "os sete buracos da Advocacia". De forma leve e bem humorada, o autor escreve sobre problemas como clientes ruins, concorrência desleal, Judiciário deficiente, despesas pesadas para manter um escritório, entre outros pontos.

Polêmico, Haidar não deixa de abordar questões como o Exame de Ordem, reforma da OAB, cobrança de anuidades, ensino jurídico e o quinto constitucional -- que considera uma inadequada forma de nomeação de juízes e propõe sua extinção.

Lançamento

A Fórmula do Sucesso na Advocacia -- um manual para todos os advogados será lançado nesta quinta-feira (23/9), às 19h, no salão nobre da seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil. Na ocasião, Haidar dará uma palestra sobre o tema da obra.

O livro, publicado pela Editora Outras Palavras, tem prefácio do ex-presidente da OAB, Rubens Approbato Machado. Com 200 páginas, a obra custa R$ 30,00. Clique aqui para obter mais informações sobre o livro.

Revista Consultor Jurídico, 21 de setembro de 2004, 16h11

Comentários de leitores

12 comentários

Lendo o artigo A Fórmula do Sucesso na Advocaci...

Paulo Barreto (Funcionário público)

Lendo o artigo A Fórmula do Sucesso na Advocacia e os comentários dos colegas da "Lei", onde o autor procura mostrar os caminhos das pedras, faço os seguintes comentários. Sou formado em Administração de Empresa pela FTS (Faculdade de Taboão da Serra) e um apaixonado pelo direito, em todas as profissões precisamos estudar muito, trabalhar com entusiasmo, respeitar e amar ao próximo, soa meio religioso, mas sem amor ao próximo e a nossa profissão não chegaremos ao sucesso. Ai eu pergunto aos amigos o que é Sucesso? Para muitos a definição do sucesso têm três ingredientes básicos: dinheiro, fama e poder. Pense nisso meus amigos juristas e boa semana. Paulo Barreto Consultor & Palestrante Prodesp

Lendo o artigo A Fórmula do Sucesso na Advocaci...

Paulo Barreto (Funcionário público)

Lendo o artigo A Fórmula do Sucesso na Advocacia e os comentários dos colegas da "Lei", onde o autor procura mostrar os caminhos das pedras. Sou formado em Administração de Empresa pela FTS (Faculdade de Taboão da Serra) e um apaixonado pelo direito, em todas as profissões precisamos estudar muito, trabalhar com entusiasmo, respeito e amor ao próximo, sou meio religioso, mas sem amor a nossa profissão não chegaremos ao sucesso. Ai eu perguntoa aos amigos o que é Sucesso? Para muitos a definição do sucesso têm três ingredientes básicos: dinheiro, fama e poder. Pense nisso meus amigos jurístas e boa semana. Paulo Barreto Consultor & Palestrante Prodesp

De fato a advocacia é uma "luta de paixões" ...

Fabiano Dias dos Reis (Bacharel)

De fato a advocacia é uma "luta de paixões" que requer paciência, perseverança e outros atributos dignos de um super-herói. Por vezes a "Justiça" funciona e alcança-se a tutela almejada mas, por outro lado, e quase cotidianamente, a morosidade do Judiciário desestimula o exercício da advocacia e por consequência, todos os operadores do direito. O sistema atual é burocrático, moroso e não reflete a agilidade necessária que a proteção de um direito impõe. O Judiciário deve atender a razoabilidade também quanto ao tempo de uma demanda que, as vezes, chega a passar de 30 anos, gerando insatisfação aos operadores e ceticismo aos cidadãos que dependem dela. É preciso mudar a cultura, criar normas e soluções novas para contornar os óbices existentes, minando os focos de burocracia que existem nos fóruns espalhados pelo país, pois, do contrário, estar-se-á minando a paciência, perseverança e os atributos que os operadores do direito ainda possuem.

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 29/09/2004.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.