Caminho das pedras

Raul Haidar lança ‘A Fórmula do Sucesso na Advocacia’ na OAB-SP

Autor

21 de setembro de 2004, 16h11

Se o advogado levar tudo o que acontece na Advocacia a ferro e fogo vai se aborrecer, se estressar, arranjar muitas encrencas, ficar maluco e morrer cedo. O alerta é do advogado Raul Haidar, que já viveu situações inusitadas nos tribunais. Certa vez, um juiz determinou a expedição de carta precatória para colher assinatura de um morto em um processo que Haidar atuava.

Esse é um dos muitos casos contados pelo tributarista em seu livro A Fórmula do Sucesso na Advocacia — um manual para todos os advogados. Na obra, ele procura mostrar o caminho das pedras para quem pretende crescer na profissão.

O autor discorre sobre a profissão — ou sacerdócio, como consideram alguns — de forma apaixonada, mas sempre preocupado em evidenciar os obstáculos cotidianos que os advogados terão de enfrentar no caminho ao sucesso. Isso porque, nas palavras do tributarista, a maioria das pessoas “vê os uísques que a gente bebe, mas não os tombos que a gente leva”.

Para Haidar, há, sim, uma fórmula para o sucesso na profissão. E ela está sintetizada na equação sA = 3cC x 3P. A solução parece simples: sA (sucesso na Advocacia) = 3cC (conquistar, conservar e cobrar o Cliente) x 3P (profissionalismo, paciência e perseverança). Combinada com ética, a equação mostra-se infalível.

O livro reveza histórias vivenciadas pelo autor nos 30 anos de exercício da profissão, com recomendações de como o advogado deve se conduzir nas mais variadas situações.

Num capítulo dedicado especialmente às dificuldades encontradas, a obra elenca “os sete buracos da Advocacia”. De forma leve e bem humorada, o autor escreve sobre problemas como clientes ruins, concorrência desleal, Judiciário deficiente, despesas pesadas para manter um escritório, entre outros pontos.

Polêmico, Haidar não deixa de abordar questões como o Exame de Ordem, reforma da OAB, cobrança de anuidades, ensino jurídico e o quinto constitucional — que considera uma inadequada forma de nomeação de juízes e propõe sua extinção.

Lançamento

A Fórmula do Sucesso na Advocacia — um manual para todos os advogados será lançado nesta quinta-feira (23/9), às 19h, no salão nobre da seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil. Na ocasião, Haidar dará uma palestra sobre o tema da obra.

O livro, publicado pela Editora Outras Palavras, tem prefácio do ex-presidente da OAB, Rubens Approbato Machado. Com 200 páginas, a obra custa R$ 30,00. Clique aqui para obter mais informações sobre o livro.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!