Contra-ataque

Serra ganha direito de resposta no programa de TV de Marta Suplicy

Autor

20 de setembro de 2004, 12h14

O candidato à prefeitura de São Paulo, José Serra, e a coligação Ética e Trabalho (PSDB/ PPS/ PFL) ganharam direito de resposta de um minuto no bloco noturno de TV, no horário destinado à campanha da candidata à reeleição Marta Suplicy, da coligação União Por São Paulo (PT/ PTB/ PSL/ PTN/ PL/ PRTB/ PCdoB). Cabe recurso.

A sentença é do juiz da 1ª Zona Eleitoral, José Joaquim dos Santos. Segundo o juiz, a coligação de Marta Suplicy destacou em “áudio e vídeo, o fato de que José Serra, se eleito, irá acabar com os CEU’s”, utilizando afirmação inverídica, vedada pela legislação eleitoral.

De acordo com a sentença, houve distorção na publicidade eleitoral, veiculada em 15 de setembro, sobretudo se comparado o material publicitário à reportagem publicada no jornal Diário de S. Paulo.

“Há a ressalva na matéria jornalística, embora não em destaque, de que serão mantidos os centros existentes se eleito o candidato representante. Ignorando tal ressalva, a coligação representante preferiu o caminho de produzir uma publicidade enganosa, levando a crer que o candidato não manterá os CEU’s já construídos, fato diverso e inverídico, se comparado com o que foi dito e explorado no jornal: não serão construídos outros centros porque caros, mas serão mantidos os já existentes”, afirmou o juiz.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!