Os votos da cobra

TRF da 3ª Região decide se acata denúncia contra Ali Mazloum

Autor

16 de setembro de 2004, 10h19

Os desembargadores do Tribunal Regional Federal da 3ª Região reúnem-se, nesta quinta-feira (16/9), para decidir se acatam ou não denúncia oferecida contra o juiz federal Ali Mazloum. Ele foi investigado, juntamente com outras 12 pessoas, na chamada Operação Anaconda, deflagrada em outubro do ano passado. A Anaconda levou às grades, entre outros, o juiz federal João Carlos da Rocha Mattos. As acusações principais dão conta da formação de uma suposta quadrilha, que venderia sentenças judiciais.

Em pauta, nesta quinta-feira, estão acusações contra Mazloum de ameaça contra policiais rodoviários e abuso de poder. Votam, no caso de Mazloum, 15 desembargadores. Dez já declararam seus votos. Oito decidiram pelo recebimento da denúncia contra Mazloum. O desembargador Márcio Moraes pediu vistas ao processo em junho e nesta quinta deve declarar seu voto. Na semana passada, houve o recebimento de outra denúncia contra Ali pelo crime de prevaricação.

Em fevereiro passado, Ali Mazloum, afastado da 7ª Vara Criminal Federal de São Paulo, tentou trancar a ação penal movida contra ele no Tribunal Regional Federal da 3ª Região. A defesa entrou com pedido de Habeas Corpus no Superior Tribunal de Justiça. O pedido foi negado. No Supremo Tribunal Federal, os pedidos de Ali nesse sentido têm sido negados também.

A defesa alega que o juiz está sofrendo constrangimento ilegal por parte do Órgão Especial do TRF-3. Segundo Mazloum, a rumorosa denúncia recebida pelo Órgão Especial do TRF-3 “teve início com interceptações telefônicas iniciadas no Estado de Alagoas, por determinação da Justiça Federal de Maceió. Investigava-se a atuação de Jorge Luiz Bezerra”.

Ainda segunda a defesa, a “imputação de uma quadrilha para atuar junto à Justiça Federal de São Paulo baseou-se, única e exclusivamente, na transcrição de inúmeras gravações telefônicas efetuadas”. Acrescentou que as acusações não passaram pelo crivo de nenhuma prévia investigação e que “não se tem nenhuma prova nos autos da fidelidade de tais relatórios”. E que nos autos não há nenhuma das transcrições, mas apenas relatórios.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!