Luto no Judiciário

Morre desembargador aposentado Palma Ribeiro

Autor

16 de setembro de 2004, 12h18

O desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Ernani de Palma Ribeiro, morreu nesta quarta-feira (15/9), aos 77 anos, no Hospital de Caridade, em Florianópolis. Nascido em 4 de abril de 1927, em São Joaquim, ele ingressou na magistratura catarinense por concurso público em 7 de julho de 1958.

Foi empossado como juiz substituto, lotado na Comarca de São José. Assumiu como juiz de direito em 13 de abril de 1959, já na Comarca de Tangará. A partir daí, alterando promoções por antiguidade e merecimento, o magistrado passou ainda pelas comarcas de Ibirama, Curitibanos e Criciúma, até chegar a Florianópolis no início da década de 70.

Na capital, ainda como juiz, atuou tanto na área cível quanto criminal. Foi promovido ao cargo de desembargador do TJ-SC em 26 de dezembro de 1979. Sua carreira no TJ, no qual chegou a ser vice-presidente da Corte Estadual, se estendeu por 16 anos, até sua aposentadoria em 22 de maio de 1995.

Segundo o TJ-SC, o desembargador exerceu também a presidência do Tribunal Regional Eleitoral (1992). Ele teve também destacada atuação nos órgãos da classe, em postos de direção na Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC).

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!