Via de acesso

Projeto de Lei prevê fim de psicotécnico em concurso

Autor

14 de setembro de 2004, 15h40

Os exames psicotécnicos aplicados em concursos públicos federais poderão deixar de ser utilizados como critério de exclusão de candidatos. A proibição conta no Projeto de Lei nº 4068/04, do deputado Carlos Nader, PFL do Rio de Janeiro.

Se aprovado, o projeto beneficiará os candidatos aprovados em testes de conhecimentos gerais e específicos, de conhecimentos práticos de complexidade física e médica, utilizados na seleção para a administração pública direta, indireta, autarquias, fundações e empresas mistas.

De acordo com a Agência Câmara, os exames psicotécnicos serão considerados como testes que vão compor a pasta do servidor aprovado e empossado, não tendo valor eliminatório.

Para o deputado, a proposta corrige “uma anomalia” na seleção de candidatos que tentam ingressar no serviço público federal. Ele considera que o caráter eliminatório do psicotécnico “inverte a ordem do processo de seleção, pois o candidato pode perder a vaga, em uma avaliação subjetiva, que envolve o aspecto emocional no momento de fazer os testes, que, para muitos, constituem novidade”.

O parlamentar considera ainda que “esses testes causam insegurança e até mesmo desespero no candidato, pela ameaça de serem desclassificados em um exame que depende de vários fatores alheios à sua vontade e que ignoram sua realidade e sua saúde física e mental”.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!