Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Vida digital

Professor lança livro sobre documentação eletrônica em MT

O professor Lúcio de Oliveira Barbosa, mestre e advogado, lança nesta quinta-feira (9/9), na Universidade de Cuiabá, o livro “Duplicata Virtual- Aspectos Controvertidos”. O livro, além de traçar um histórico do Direito Cambiário, mostra os conceitos em Direito Eletrônico e as suas vantagens nos processos jurídicos.

Mais rapidez na justiça e economia processual são os principais motivos apontados pelo autor que ensina como validar juridicamente documentos, protestos e títulos enviados por meios eletrônicos. "Os documentos virtuais representam economia de papel, de tempo e de outros gastos. É a solução para morosidade da justiça", explica o professor Lúcio.

O autor lembra que outros países já se adequaram à novidade e que os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul também estão usando duplicatas virtuais. "Ainda precisamos comprovar a validade jurídica dos documentos virtuais, mas temos que lembrar que na época de Gutemberg, que inventou a máquina de impressão, só eram válidos os documentos de próprio punho e hoje a situação se inverteu. Mas, nada estagna e a justiça precisa acompanhar a tecnologia", argumenta.

O livro Duplicata Virtual é uma publicação da tese de mestrado do professor. O lançamento da obra acontece na livraria Central Livros, localizada no pátio central da Universidade de Cuiabá, nesta quinta-feira, às 19h. O livro poderá ser encontrado nas livrarias do país.

Revista Consultor Jurídico, 9 de setembro de 2004, 8h26

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 17/09/2004.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.