Caixa forte

Justiça americana condena ex-banqueiro por obstruir investigações

Autor

9 de setembro de 2004, 15h39

O ex-banqueiro de investimentos Frank Quattrone foi condenado a 18 meses de prisão — dois meses a mais do que a pena máxima recomendada — por obstruir investigações sobre supostas irregularidades no mercado de ações na década de 90.

O juiz federal Richard Owen anunciou a sentença depois de chegar a conclusão de que Quattrone mentiu durante seu testemunho no julgamento e ordenou que ele se apresente em 50 dias para cumprir a pena na prisão de Lompoc, na Califórnia, Estados Unidos.

A sentença assinala a dramática queda de Quattrone, um investidor ousado que chegou a ganhar 120 milhões de dólares em um ano, atuando principalmente junto a empresas do setor de tecnologia. Entre outras acusações, pesam contra ele a denúncia de obstruir a Justiça ao enviar um e-mail a seus companheiros de trabalho recomendando que “limpassem” os arquivos.

O juiz recusou um pedido da defesa em favor de liberdade condicional. De acordo com o pedido, Quattrone cumpriria cinco meses de cárcere e o restante da pena em prisão domiciliar. O ex-banqueiro se declara inocente e anunciou que vai recorrer da sentença. “Peço, humildemente, que demonstre misericórdia e compaixão por mim e por minha família”, disse em declaração lida no tribunal.

Segundo o Espaço Vital, depois de passar por várias instituições financeiras de grande porte, ele entrou para o Credit Suisse First Boston (CSFB) onde teria cometido irregularidades na oferta de ações. As investigações sobre suas atividades começaram no ano de 2000. (Com informações da agência Reuters)

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!