Operação Chacal

PF invade sede da Kroll durante Operação Chacal

Autor

27 de outubro de 2004, 12h07

Três meses depois de ler na Folha de S.Paulo que foi espionado por uma empresa privada, o governo Lula resolveu reagir. Nesta quarta-feira (27/10), a Polícia Federal invadiu a sede da Kroll Associates, especializada em investigações, em São Paulo, na rua Gomes de Carvalho, 1.511.

A ação faz parte da Operação Chacal, iniciada pela Polícia Federal e que acontece simultaneamente em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Distrito Federal. Somente em São Paulo, seriam 16 mandados de busca e apreensão que devem ser cumpridos até o fim do dia. Os mandados foram concedidos pelo juiz Luiz Renato Pacheco Chaves de Oliveira, da 5ª Vara Criminal da Justiça Federal de São Paulo.

Outros endereços visitados são a sede do Grupo Opportunity, no Rio de Janeiro, e a casa da presidente da Brasil Telecom, Carla Cico, em Brasília. A operadora foi quem contratou a Kroll para investigar uma de suas acionistas, a Telecom Italia. A encomenda do serviço teria sido motivada pela suspeita de que a multinacional italiana teria lesado a BrT em cerca de 250 milhões de dólares.

O problema é que as investigações acabaram tropeçando em conexões aparentemente inesperadas: o ministro Luiz Gushiken e o presidente do Banco do Brasil, Cássio Casseb. A bisbilhotagem constatou que o empresário Luís Roberto Demarco, inimigo figadal de Daniel Dantas (cabeça do Opportunity, que controla a Brasil Telecom), trocou mensagens com Gushiken (antes de sua chegada ao poder), em manobras contra Dantas. Em relação a Casseb constatou-se que o dirigente do BB manteve encontros secretos com o comando da Telecom Italia. Casseb foi quem articulou a instalação da TI no Brasil.

Em São Paulo e no Rio de Janeiro são 80 os agentes, delegados e escrivães da PF incum,bidos de cumprir os mandados. Em Brasília, são 10 homens e no Paraná, a mesma quantidade. Na capital paulista, a ordem foi concedida pela 5ª Vara Criminal da Justiça Federal.

A Agência Brasileira de Inteligência, a Abin, e a Polícia Federal vêm investigando a Kroll e já produziram 80 arquivos de informações sobre a espionagem. De acordo com os arquivos, empresa Armour, de Londrina. ajudou a Kroll a espionar o governo e empresas. A participação da Armour, autora de grande parte dos relatórios da Kroll, custou-lhe a invasão nesta quarta.

Veja a nota divulgada pela Kroll

A Kroll Brasil, conforme enfatizado anteriormente durante o episódio Brasil Telecom, está à disposição das autoridades para esclarecer que suas investigações foram conduzidas legalmente, com a análise de documentos públicos, entrevistas e conversas informais. Em momento algum se utilizou de qualquer prática que desrespeitasse a legislação brasileira, tais como: grampos telefônicos ou quebra de sigilo eletrônico.

A empresa também reitera que, em momento algum, investigou qualquer agente do governo brasileiro. A investigação conduzida limitava-se única e exclusivamente a uma disputa entre duas empresas, sendo elas a Telecom Brasil e a Telecom Itália.

Na mais absoluta certeza de que este episódio está próximo de seu pleno esclarecimento –após a análise formal dos nossos documentos– a Kroll enfatiza aos seus clientes e colaboradores que sua forma de atuação, correta e legal, será sempre mantida de acordo com a legislação dos 60 países onde tem atuado e construído uma respeitada reputação há três décadas.

Atenciosamente,

Kroll Associates

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!