Fraude em vestibular

Acusado de participar de fraude em vestibular consegue liberdade

Autor

13 de outubro de 2004, 10h57

Acusado de fazer parte de quadrilha para fraudar vestibular, em 2002, para o curso de Medicina na Universidade Federal do Acre, deve aguardar em liberdade a apuração dos fatos. A 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região concedeu Habeas Corpus ao acusado.

A Turma apresentou precedente jurídico da própria Corte e dos Tribunais Superiores de que a fraude de vestibular por meio de cola eletrônica, mesmo sendo conduta reprovável social e moralmente, não está tipificada na lei penal.

O desembargador federal, Olindo Menezes, ao se ater aos pressupostos da prisão preventiva, destacou que o exame do extrato telefônico do paciente revelando contínuo contato com outros membros da suposta quadrilha não serve à convicção de que ele continue a cometer novas fraudes em concursos públicos e, portanto, a representar obstáculo à garantia da ordem pública.

Segundo o TRF-1, quanto às eventuais ameaças feitas pelo acusado a uma contratante de seus serviços por ela ter atrasado o pagamento, o desembargador entende “constituir as circunstâncias do tipo penal da extorsão, pela qual está sendo processado”.

HC 2004.01.00.034898-1/AC

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!