Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Pérolas Processuais

Pérolas: advogado desiste de testemunha que arrolou em ação.

Por 

Aconteceu dia 19 deste mês numa audiência da 3ª Vara Cível da Justiça Federal de Porto Alegre. A ré -- agente do SFH -- arrolou uma única testemunha. Quando esta foi qualificada, o próprio advogado que a arrolara, formulou a contradita.

O juiz interveio: “Doutor, o senhor arrola uma testemunha e, agora, não deseja que ela fale a verdade, prestando o compromisso legal? Mesmo com a experiência que tenho, não havia enfrentado caso igual”. Visivelmente embaraçado, o advogado pediu a desistência do depoimento.

Só indo ao dicionário...

“Este processo está fadado a cafarnaum, onde concorrem restolhos de petições abracadabristas, típicas do ‘intelecto’ da parte autora e advogado, sabaguantes que são, desprovidos do mais comezinho saber elementar”. (De uma contestação em ação ordinária, na 6ª Vara Cível de Porto Alegre).

Curto e grosso

“O autor não passa de um idiota, em busca de pretensão desenxavida”. (De uma contestação na 1ª Vara Cível de Pelotas-RS).

Amigo da noite

“Requeiro citação com hora certa, a ser cumprida no prostíbulo Mangache, notório nesta cidade, onde o réu é habitual freqüentador, podendo a penhora fazer-se sobre o dinheiro que ele leva habitualmente nos bolsos”. (De uma petição em ação de execução, nos anos 70, no foro de Rio Grande-RS).

*Pérolas Processuais são publicadas no site Espaço Vital

 é advogado, editor do site Espaço Vital e articulista da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 28 de maio de 2004, 10h56

Comentários de leitores

2 comentários

A notícia que está sendo publicada pela Conjur,...

Limírio Urias Gomes (Advogado Autônomo)

A notícia que está sendo publicada pela Conjur, retrata com fidelidade o despreparo de certos advogados, por esse Brasil afora. Com efeito, aqui na cidade onde sou advogado, São José do Rio Preto S. P., ocorrem também certos episódios que seriam hilários, se não fossem deprimentes e trágicos. Tais fatos credenciam a O.A.B., a transformar o seu exame de ingresso à Advocacia, mais difícil a cada ano. Somente assim, dificultando os bacharéis, à carreira advocatícia é que deixaremos de ouvir essas notícias que nos constrangem, por estarmos numa carreira, pontilhada por fatos desse naipe. Esperamos que as demais carreiras acadêmicas como Medicina, Odontologia, Engenharia e todas as demais, também exigissem semelhantes exames para acesso e com certeza, teríamos profissionais mais qualificados. Dr. Limírio Urias Gomes, Advogado e vereador de 1978 a 1988, em São José do Rio Preto SP E-mail www.limiriogomes@ig.com.br Fone (17) 9701.0107

Misericórdia , Pai ! Izilda.

Izilda ()

Misericórdia , Pai ! Izilda.

Comentários encerrados em 05/06/2004.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.