Indicação confirmada

Álvaro Junqueira é nomeado desembargador do TRF da 4ª Região

Autor

21 de maio de 2004, 19h50

O juiz federal Álvaro Eduardo Junqueira foi anunciado, nesta sexta-feira (21/5), como novo desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Ele ocupará vaga aberta em fevereiro passado com a aposentadoria do desembargador federal Fábio Bittencourt da Rosa.

O decreto de nomeação foi assinado ontem pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Junqueira, que era titular da 7ª Vara Federal de Curitiba, já vinha atuando no TRF como juiz convocado. Em 25 de março, seu nome foi escolhido pelo Pleno da Corte para a promoção pelo critério de antiguidade, indicação confirmada agora por Lula. A data da posse ainda não foi definida.

Na mesma sessão de 25 de março, o Pleno elegeu os componentes da lista tríplice para escolha do magistrado que preencherá, pelo critério de merecimento, a vaga aberta após a aposentadoria do desembargador federal Manoel Lauro Volkmer de Castilho em setembro do ano passado.

Foram escolhidos os juízes federais Otávio Roberto Pamplona, presidente da Turma Recursal dos JEFs de Santa Catarina, Joel Ilan Paciornik, que preside a Turma Recursal paranaense, e Ricardo Teixeira do Valle Pereira, titular da 6ª Vara Federal de Florianópolis e atualmente convocado para o TRF. A Presidência da República ainda decidirá qual dos três será promovido. (TRF-4).

Biografia

Álvaro Junqueira, de 47 anos, nasceu em Curitiba no dia 19 de março de 1957. Formou-se em Direito pela então Universidade Católica do Paraná, em janeiro de 1984, sendo o orador da turma. Advogou na capital e nos municípios paranaenses de Rio Branco do Sul, Cerro Azul e Bocaiúva do Sul entre 1984 e março de 1987.

Atuou como promotor de justiça no Ministério Público do Paraná entre esse último ano e 1991, quando ingressou na magistratura federal. Após aprovação em concurso público, ele foi nomeado juiz federal substituto para exercer o cargo em Foz do Iguaçu (PR).

Entre janeiro de 2002 e janeiro de 2004, Junqueira presidiu a Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais do Paraná. Também foi convocado para atuar temporariamente no TRF durante sete períodos desde 1998. (TRF-4)

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!