Indicação técnica

Delegado Mauro Marcelo Lima e Silva vai chefiar a Abin

Autor

19 de maio de 2004, 15h36

Mauro Marcelo Lima e Silva, delegado da Polícia Civil paulista, será o novo diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência.

Mauro Marcelo é um dos maiores especialistas brasileiros em crimes cibernéticos e travou conhecimento com o presidente Lula, cerca de dez anos atrás, ao solucionar o seqüestro de um contra-parente do então presidente do PT.

O delegado tem uma lista enorme de casos resolvidos envolvendo crimes pela Internet. Seu perfil aberto e comunicativo permite entrever uma gestão menos carrancuda que as anteriores. Mauro Marcelo se relaciona com desenvoltura com a imprensa e é conhecido pela ousadia nas suas iniciativas.

Formado pela Academia Nacional do FBI, ele esclareceu para o governo dos Estados Unidos as ameaças feitas pelo site da Casa Branca contra o presidente Bill Clinton. As ameaças partiram de um brasileiro que morava no interior de São Paulo. Mauro Marcelo dirigiu a primeira delegacia de crimes informáticos no Brasil. O delegado é graduado em Justiça Criminal pela UVA – Universidade de Virgínia (EUA) e foi coordenador da Web-Police para o Brasil.

O convite presidencial foi feito nesta terça-feira (18/5), mas a indicação ao Congresso poderá ser feita apenas depois da viagem de Lula à China.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!