Saída alternativa

Governo impõe condição para voltar atrás na expulsão de jornalista

Autor

13 de maio de 2004, 12h48

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode voltar atrás da decisão de expulsar o jornalista Willian Larry Rother Junior, do jornal The New York Times, se o jornal e o jornalista se retratarem “formalmente”. A possibilidade de recuo foi divulgada pelos líderes da base governista que se reuniram com Lula na manhã desta quinta-feira (13/5), no Palácio do Planalto.

Ainda nesta quinta deve ser apreciado, no plenário da Câmara, o Projeto de Decreto Legislativo que susta os efeitos da determinação do Ministério da Justiça de cancelamento do visto temporário do jornalista norte-americano.

O deputado Eduardo Paes (PSDB-RJ), autor do projeto, pede urgência na pauta dos parlamentares.

A matéria do jornalista foi publicada no último domingo (9/5), no jornal norte-americano, com repetidas afirmações de que a atividade de Lula está prejudicada pela bebida excessiva.

Paes argumenta que a decisão do Ministério da Justiça não se coaduna com a natureza que um país democrático deve ter e é uma represália que prejudica a imagem do governo brasileiro no exterior.

“A Lei 6.815, na qual o ministério se baseou para tomar a medida, foi sancionada em 1980 pelo último presidente da República do regime militar. É lamentável que a decisão seja tomada por um governo que tem, entre seus representantes, políticos que foram perseguidos na época da ditadura militar”, acentuou o deputado. (Com informações da Agência Câmara)

Projeto de Decreto Legislativo 1276/04

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!