Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Ranking da baixaria

Novelas da Rede Globo lideram ranking da baixaria na TV

As novelas Celebridade e Kubanacan, da Rede Globo, ocupam o primeiro e o segundo lugar na lista do VI ranking da Campanha "Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania". A campanha é fruto de parceria entre entidades civis e a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados.

Celebridade teve 107 reclamações e Kubanacan, 64. As duas novelas foram denunciadas por serem exibidas em horários impróprios, terem apelo sexual e incitar a violência.

A campanha registrou, no período de 13 de janeiro até o dia 7 de maio, 1.612 reclamações fundamentadas apresentadas à Comissão da Câmara sobre os programas que mais desrespeitam os direitos dos cidadãos.

O programa do Ratinho, exibido pelo SBT, foi classificado em terceiro lugar, com 28 protestos contra a ridicularização da pessoa humana, o horário impróprio e por exibir apelo sexual. Pelos mesmos motivos, os telespectadores reclamaram do programa Pânico na TV, da Rede TV. Neste caso, foram registradas 20 denúncias.

O Big Brother Brasil 4, da Rede Globo, recebeu 18 reclamações por ter sido um programa que buscou audiência recorrendo ao apelo sexual. Mesma justificativa para classificar em sexto lugar o programa "Eu vi na TV", da Rede TV, com 17 reclamações.

Em sétimo lugar, com 15 registros, está o programa Superpop, da Rede TV, denunciado por explorar o ser humano e por usar cenas de sexo. O programa Malhação, outro da Rede Globo, entrou no ranking em oitavo lugar, com 11 denúncias, considerado impróprio para o horário vespertino.

Os programas da TV Bandeirantes, Sabadaço, com seis reclamações, e Boa Noite Brasil, com quatro, ambos apresentados por Gilberto Barros, foram apontados por 10 telespectadores como impróprios para o horário e por usarem apelo sexual. Por isso, ficaram em nono lugar na lista. O último do ranking foi o Cidade Alerta, programa da Rede Record, considerado inadequado para o horário, com oito registros. (Agência Câmara)

Revista Consultor Jurídico, 12 de maio de 2004, 14h49

Comentários de leitores

7 comentários

A globo, não podemos negar, tem alguns programa...

Kristofer Willy (Advogado Assalariado - Trabalhista)

A globo, não podemos negar, tem alguns programas bons (raramente) , mas não podemos deixar que quando assistimos, financiamos tudo isso, então boicotye já!!!

enquanto tem quem assiste... um programa não va...

Cristiano Candido (Advogado Sócio de Escritório - Tributária)

enquanto tem quem assiste... um programa não vai deixar de existir... Eu assisto a tv cultura, a tv camara e a tv senado, pela antena parabólica. Gosto destes canais. Da globo mesmo eu gosto apenas daquele jornal da meia noite e dos desenhos na hora do almoço....

Baixaria na TV. O grande problema não esta some...

Bruno Gouvea Rocha Bastos ()

Baixaria na TV. O grande problema não esta somente nos programas mas também em que os assiste-seria hipocrisia esquecer de apontar este fator-enquanto isso nao mudar...

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 20/05/2004.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.