Ponto de vista

Leitores da revista ConJur opinam sobre expulsão de jornalista

Autor

12 de maio de 2004, 20h47

O assunto que movimentou o país durante toda esta quarta-feira (12/5) foi também alvo de comentários de leitores da revista Consultor Jurídico. O governo brasileiro determinou o cancelamento do visto temporário do jornalista norte-americano William Larry Rohter Junior, correspondente no Rio de Janeiro do jornal The New York Times. A questão dividiu leitores da revista.

Rohter fez uma reportagem em que acusa o presidente de ter costume de abusar de bebidas alcoólicas em público.

Em nota oficial à imprensa, o Ministério da Justiça classificou a reportagem escrita por Larry Rohter de “leviana, mentirosa e ofensiva à honra do Presidente da República Federativa do Brasil, com grave prejuízo à imagem do país no exterior”.

Leia alguns comentários dos leitores:

Por favor, algum especialista me responda: quer dizer que sob a proteção da Liberdade de Imprensa pode-se tudo. Ofender a instituição Presidência da República não é crime? E se fosse o contrário, algum jornalista brasileiro dizendo a mesma coisa do presidente Bush?

Sergio Luiz Rocha Duque (Taboão da Serra, SP)

Se vai se falar sobre leviandade…acho interesse falarmos de Taxas de Juros, Desemprego, FMI, Bingos, Waldomiro Diniz, CPI dos Bingos, Nomeações para Cargos Públicos; Celso Daniel.

Gesiel de Souza Rodrigues (Araraquara, SP)

Talvez fosse melhor atribuir isso a eventual “porre” de algumas autoridades que simplesmente à “burrice” ou “estupidez”, pois estas não têm desculpas…

Ivan Cesar Moretti (Empresarial/Diversos – Advogado — Curitiba, PR)

Mas essa história de matar o carteiro pq traz notícia ruim beira o patético.

Paulo Calmon Nogueira da Gama (Belo Horizonte, MG)

No Estado Democrático de Direito, as opiniões, por mais desagradáveis que sejam, não podem resultar na imposição de silêncio ao manifestante, jornalista ou não jornalista.

Plinio Gustavo Prado Garcia (São Paulo, SP)

Este jornalista deveria ir pro Iraque cobrir as sessões de torturas que seus compatriotas e demais amigos estão fazendo com o povo iraquiano.

Renato (Presidente Prudente, SP)

O Presidente foi de uma burrice atroz cancelando o visto do tal jornalista, cuja matéria, por outro lado, foi de uma cretinice atroz.

Zaira Pernambuco (São Paulo, SP)

O tal do jornalista Willian Larry que vá criticar os torturadores confessos e os criminosos de guerra do seu “democrático” país.

Luiz Fernando T. de Siqueira (Palmas, PR)

Repudio a atitude da OAB, da ANAMATRA e da AJUFE.

Apóio o Presidente.

Jefferson Barbosa (Curitiba, PR)

Creio que o repórter foi infeliz. Com tanta verdade ruim e triste, ateve-se a amenidades. Que pague portanto. Foi ameno.

Victor Saeta de Aguiar (São Paulo, SP)

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!