Meio século

Processo que tramita na Justiça paranaense já dura 55 anos

Autor

11 de maio de 2004, 9h34

A ação judicial que já dura 36 anos na comarca de Campo Erê, Santa Catarina, acaba de perder o título de campeã da morosidade. Um leitor do site Espaço Vital, residente no Paraná, comprovou que tramita na 1ª Vara da Fazenda Pública em Curitiba uma ação ordinária distribuída em 7 de abril de 1949.

O processo, de número 696/49, é movido pelo Estado do Paraná contra José Teixeira Palhares e outros. No cartório, de tão antigo, o processo já é chamado de “número um”.

A defesa começou a ser feita em 1950 pela então advogada Adelaide Pazin Tonial, já morta e que foi substituída por outros advogados, dentre os quais Luiz Carlos Bettiol e um filho dela. Quem se prepara para tocar a ação é o seu neto – e futuro advogado – Áriston Tonial, que se forma em 2005.

Ele diz que “essa demora revolta em relação do Direito, mas me deixa na ânsia de me formar e tentar colaborar, nem que seja para tornar mais ágil a Justiça brasileira”. Por enquanto, fica – dele mesmo – sugestão para “fazermos um concurso sobre a ação mais antiga do Brasil”.

O site Espaço Vital promete passar a noticiar a história das ações que já estejam com dez anos de tramitação – com o registro “Aniversariante da semana”. (Espaço Vital)

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!