Direito à saúde

Justiça manda estado de MG pagar tratamento de adolescente

Autor

10 de maio de 2004, 12h23

Um adolescente que sofre de artrite reumatóide juvenil deverá ter seu tratamento financiado pelo estado de Minas Gerais. A decisão é do juiz Saulo Versiani Penna, da 4ª Vara de Fazenda Pública e Autarquias, que concedeu a antecipação de tutela ao adolescente. Ainda cabe recurso.

O adolescente alegou que a doença leva à deformidade e destruição das articulações devido ao desgaste da cartilagem e do osso. Argumentou, ainda, que em grau avançado surgem deformidades graves, incapacidade física e morte precoce.

De acordo com o adolescente, para interromper a evolução de sua doença é necessário — com extrema urgência — o uso do medicamento Etanercepte (Enbrel 25mg). Segundo ele, o remédio é muito caro e sua família não tem condições de arcar com a despesa.

O juiz ressaltou que a Constituição da República dispõe, em seu artigo 6º, caput, que “são direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, e à assistência aos desamparados”.

Para o juiz, os documentos juntados no processo comprovam que o medicamento indicado pelo médico ao adolescente é essencial à sua saúde. Ele lembrou que os entes federativos devem zelar pelo atendimento à saúde da população. (TJ-MG)

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!