Volta ao trabalho

TRF-4 libera obras da barragem da Usina Foz do Chapecó

Autor

7 de maio de 2004, 20h41

As obras da barragem da Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó, localizada na Linha Saltinho do Uruguai, em Santa Catarina, foram liberadas nesta quinta-feira (6/5).

Em março deste ano, a Justiça Federal catarinense havia suspendido os trabalhos até que fosse editado o Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) e até que a Agência Nacional de Águas (ANA) emitisse uma declaração prévia de disponibilidade hídrica da Bacia do

Rio Uruguai.

A decisão da Justiça Federal seguiu o pedido do Ministério Público Federal, que ingressou com uma Ação Civil Pública contra o Consórcio Energético Foz do Chapecó, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a ANA, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

O objetivo era suspender os processos de licitação e as concessões de uso já efetivas, mas ainda não construídas, até a realização de estudo de impacto ambiental (EIA) na Bacia do Rio Uruguai e do PNRH.

Após a 1ª Vara Federal de Chapecó ter atendido ao pedido do MPF, o consórcio energético recorreu ao TRF por meio de um agravo de instrumento. De acordo com o grupo, não estariam presentes os pressupostos legais que justificam a concessão da liminar.

O desembargador federal Amaury Chaves de Athayde, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, relator do recurso, entendeu que a decisão de primeiro grau deve ser suspensa até o julgamento do caso pela 4ª Turma, liberando as obras da barragem da usina por enquanto.

Para o magistrado, a gravidade da medida é inerente, pois está se impedindo empreendimento econômico vultoso “apenas sob a invocação do princípio da precaução”, sem circunstância concreta que demonstre o desrespeito à legislação ambiental vigente.

Athayde ressaltou que não é possível condicionar a continuidade do projeto da usina hidrelétrica a um futuro e incerto trabalho normativo, uma vez que o PNRH, previsto na Lei 9.433/97, ainda não foi aprovado e regulamentado. (TRF-4)

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!