Sem carteira

Exame de Ordem de MS registra 68% de candidatos reprovados

Autor

30 de junho de 2004, 10h18

Pouco mais de 68% dos candidatos inscritos no Exame de Ordem da seccional de Mato Grosso do Sul da OAB foram reprovados. O índice de aprovação está praticamente empatado com a média nacional, que é de 30% dos candidatos.

Inscreveram-se para prestar as provas 529 bacharéis de Direito, dos quais 168 foram aprovados e 361 reprovados. Para o presidente da Seccional da OAB-MS, Geraldo Escobar Pinheiro, um dos fatores que podem explicar o elevado índice de reprovação (68,28%) é que um número expressivo de bacharéis que foram reprovados no penúltimo exame, em dezembro último — quando a média de reprovação foi praticamente a mesma — participaram do último concurso, disputando com novos bacharéis.

Outro fato apontado por ele para explicar o nível de reprovação está ligado ao despreparo dos bacharéis. Para Geraldo Escobar, a falta de preparo para enfrentar o Exame de Ordem, uma prova considerada exigente, pesa mais no índice de reprovação do que propriamente a má qualidade do ensino jurídico nas faculdades particulares — citada pela Comissão do Ensino Jurídico do Conselho Federal da OAB como principal fator do alto índice de reprovação no exame.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!