Encontro de camaradas

Jantar reúne Lula com os presidentes da Câmara, Senado, STF e STJ

Autor

29 de junho de 2004, 20h48

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou de um jantar, na noite desta segunda-feira (28/6), com os presidentes do Senado, José Sarney, do Supremo Tribunal Federal, Nelson Jobim, e do Superior Tribunal de Justiça, Edson Vidigal, na casa do presidente da Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha.

O presidente da Câmara dos Deputados disse que a responsabilidade de cada Poder e a importância de eles se unirem, falando a mesma linguagem, foi o principal tema do jantar. “Foi uma demonstração de que os três poderes do Brasil estão pactuados com os olhos no futuro”, disse.

“Nós estamos com a direção do Judiciário nova, tanto o presidente do STJ como o presidente do STF, daí o presidente da República e nós, do Legislativo, conversamos sobre isso: um pacto que permita pensar o futuro no país de forma mais justa”, afirmou.

Ao ser indagado se o encontro serviu para falar uma mesma linguagem, depois de alguns desacertos entre os poderes, João Paulo respondeu: “Não. Inclusive porque nós não nos reportamos ao passado. Passado é passado, e nós estamos olhando para frente. As nossas preocupações, tanto do Judiciário como do Legislativo e do Executivo estão voltadas para o futuro; é com base no futuro que nós conversamos”.

Para João Paulo, o Brasil vive um momento em que é preciso uma unidade política forte. “Essa unidade política dos poderes ajuda muito o país nesse momento. Independentemente do que passou, do que foi falado, do que foi feito, o que importa é olhar para frente”, afirmou.

Sobre a convocação extraordinária do Congresso, João Paulo disse que existe um calendário para ser cumprido até o dia 8 de julho e ele será trabalhado até esse dia com muita determinação pela Casa.

“Vamos tentar votar a maior parte das coisas que estão na Câmara e, acredito, também no Senado e vamos avaliar no dia 8. Não vamos antecipar a agonia do final”. (Agência Brasil)

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!