Saúde em risco

Pão de queijo impróprio para consumo gera condenação

Autor

26 de junho de 2004, 10h45

Um empresário foi condenado pelo Tribunal de Alçada de Minas Gerais por colocar em risco a saúde da população de Divinópolis. Ele entregou — para revenda ao Supermercado ABC — lotes de pão de queijo congelado da marca “Interior de Minas” em condições impróprias para consumo. O produto continha quantidade de coliformes fecais acima dos padrões legais vigentes.

De acordo com o Tribunal de Alçada mineiro, como não houve circunstâncias agravantes ou atenuantes, os juízes mandaram o empresário cumprir pena substitutiva. Ele deve pagar pouco mais de um salário mínimo em favor de entidade a ser indicada pelo Juízo da Execução.

As irregularidades foram constatadas no dia 26 de julho de 2000, após análise de amostras recolhidas pela Vigilância Sanitária. O empresário alegou que até 9 de outubro de 2001 a empresa havia passado por um período de transição e que até essa data a matéria-prima utilizada para fabricação do pão de queijo era a mesma adquirida pelo antigo proprietário.

Ele disse, ainda, que antes da denúncia havia contratado uma engenheira de alimentos para receber orientação sobre a higienização, manuseio e aquisição de matéria-prima de empresas.

No entanto, ela informou que somente foi procurada pelo empresário após a notificação da Vigilância Sanitária. Na ocasião, verificou que o queijo estava fora do padrão de qualidade e que o produto não tinha controle higiênico. Além disso, constatou que alguns ovos estavam trincados e outros apresentavam estrume fecal na casca.

Os juízes do Tribunal de Alçada — Ediwal José de Morais (relator), Eduardo Brum e William Silvestrini — entenderam que a contaminação ocorreu na fase da produção. Para os juízes, o curto espaço de tempo para adaptação do administrador à empresa é um indício de que ele não quis um resultado danoso, mas foi negligente em não fiscalizar a matéria-prima desde o princípio uma vez que estava lidando com a saúde do consumidor final.

Apelação Cível 434.667-8

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!