Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Contratação temporária

PGR questiona lei que autoriza contratação temporária de professores

O procurador-geral da República, Claudio Fonteles, está questionando no Supremo Tribunal Federal a lei que permite a admissão temporária de professores substitutos e visitantes para atuarem no Hospital da Forças Armadas, nos projetos do Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam) e do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam).

Ele encaminhou Ação Direta de Inconstitucionalidade que contesta incisos da Lei federal 8.745/93, alterada pela Lei 9.849/99. Especificamente o artigo 2º, incisos IV e VI, alíneas “d” e “g”, e § 1º do dispositivo -- que autorizam a contratação temporária.

Fonteles afirma que as atividades desenvolvidas nessas instituições não constituem necessidade temporária de serviço público federal, o que viola o 37, inciso IX, da Constituição Federal.

A ação foi proposta pelo procurador da República em Sergipe, Paulo Gustavo Guedes Fontes. Segundo Fonteles, “conforme se insere da leitura da lei 8.745/93, esta foi editada para regulamentar o artigo 37, inciso IX, da Constituição Federal”, que cria regras para os contratos temporários.

No entanto, o procurador-geral afirma que a Carta Magna só admite os contratos temporários nos casos de calamidade, surtos endêmicos e recenseamentos. Para ele, a substituição de professor só deve acontecer nos casos de morte, demissão, exoneração e aposentadoria, que têm caráter permanente.

De acordo com informações do site da Procuradoria-Geral da República, Fonteles conclui que a Constituição só admite contratos temporários “em caso real de necessidade transitória, excepcional, que não se prolongue indefinidamente no tempo”.

ADI 3.237

Revista Consultor Jurídico, 25 de junho de 2004, 16h45

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 03/07/2004.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.