Madeira ilegal

Ministro da Previdência Social é denunciado por crime ambiental

Autor

24 de junho de 2004, 15h31

O ministro da Previdência Social, Amir Lando, está sendo acusado de envolvimento em crime ambiental. O Supremo Tribunal Federal recebeu petição sobre o caso nesta quarta-feira (23/6). Ele é apontado como responsável pela ordem de retirada de madeira, sem a autorização do Ibama, de sua fazenda.

Os autos do inquérito policial foram encaminhados pela 1ª Vara Federal da Justiça de Rondônia, a pedido do Ministério Público Federal, em razão da prerrogativa de foro do ministro, que era senador à época dos fatos.

A fazenda do ministro fica em área localizada na reserva Terra Indígena Rio Omerê, no município de Corumbiara (RO), e foi interditada judicialmente em 1995, sendo proibidas roçadas, derrubadas, extração de madeira ou queimadas.

A medida visava permitir o trânsito de agentes da Funai a fim de localizar índios isolados. A ação menciona resistência por parte de fazendeiros ao trabalho da Funai, bem como desmatamentos desordenados, na área de perambulação de povos indígenas. A relatora da matéria é a ministra Ellen Gracie.

Pet 3.179

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!