Brincadeira na TV

SBT recorre de condenação por pegadinha no programa do Gugu

Autor

21 de junho de 2004, 10h52

O SBT foi condenado a pagar indenização por danos morais a Abrão Couri e Silvia Cristina Parisi Couri, por expor o casal a situação “vexatória e humilhante” numa pegadinha levada ao ar durante 30 segundos no programa Domingo Legal, do apresentador Gugu Liberato. A pegadinha aconteceu em 16 de novembro de 1997.

A sentença de primeira instância foi dada em março deste ano. O SBT recorreu, em abril, ao Tribunal de Justiça de São Paulo. As informações são do site Espaço Vital.

O valor da indenização será o equivalente ao preço de um minuto de veiculação publicitária em rede nacional, na época da exibição do programa, com juros e correção. A emissora deverá pagar ainda as custas do processo e os honorários do advogado dos dois, fixados em 20% do valor da condenação.

A pegadinha envolvia um teste para demonstrar a honestidade dos pobres em contraposição à desonestidade dos ricos. Uma carteira foi deixada na rua com dinheiro e um papel com o nome, endereço e telefone do suposto proprietário.

Abrão e Silva apanharam a carteira e ligaram de um telefone público, tentando contato com o suposto dono. Eles foram abordados por membros da produção e entregaram a carteira a eles, explicaram a situação e autorizaram o uso das imagens. Entretanto, nas imagens exibidas o casal apenas aparece guardando a carteira, dando ao ato a aparência de desonestidade.

O juiz da 31ª Vara Cível de São Paulo, Luiz Fernando Cirillo, afirmou que o SBT “promoveu um julgamento dos autores, pronunciou um veredicto de desonestidade, transmitido em rede nacional”.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!