Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Levou bomba

Média nacional de reprovação no Exame de Ordem é de 71%

Ou o nível de preparo dos candidatos ao Exame de Ordem é muito baixo ou o nível de exigência das provas é muito alto. A interpretação é permitida quando se constata que, concluídos os resultados dos exames em dez estados brasileiros, a média de reprovação é de 70,96%, segundo cálculos do site Espaço Vital.

O presidente da seccional de Santa Catarina, Adriano Zanotto, informou que o último exame registrou o pior resultado em toda a história da OAB-SC. Dos 1.809 bacharéis em Direito que se inscreveram no teste, apenas 231 conseguiram ser aprovados, o equivalente a 12,77% dos candidatos.

O segundo pior índice alcançado pelos participantes foi no Paraná, com 86% de reprovações -- apenas 14 % dos candidatos aprovados. A performance de melhores aprovações ocorreu na Bahia, ainda sim com um resultado nada empolgante, porque o índice de aprovados não passou de 55%.

A seccional gaúcha da OAB ainda não concluiu a correção das provas da segunda etapa. Segundo seu presidente, Valmir Batista, o índice de reprovação segue, até agora, a média nacional (acima de 50% de reprovação) e reflete "uma tendência de queda na qualidade do ensino oferecido aos bacharéis". Ele lembra que "nos últimos dez anos, o número de faculdades de Direito no Brasil saltou de 270 para mais de 700".

Confira o índice de reprovação nos dez estados que concluíram seus exames

OAB-MT - 79% reprovados;

OAB-BA - 45,23% reprovados;

OAB-AM - 61% reprovados;

OAB-SC - 87,23% reprovados;

OAB-RN - 69% reprovados;

OAB-PR - 86% reprovados;

OAB-TO - 79% reprovados;

OAB-PA - 70% reprovados;

OAB-GO - 75,68% reprovados;

OAB-DF - 57,47% reprovados.

Revista Consultor Jurídico, 21 de junho de 2004, 11h04

Comentários de leitores

5 comentários

Estamos plenamente de acordo com os termos do ...

Dr. Eraldo Tadeu da Silva (Advogado Assalariado)

Estamos plenamente de acordo com os termos do Site Espaço Vital. " OU NÍVEL DE PREPARO AO EXAME DA ORDEM É MUITO BAIXO OU NIVEL DE EXIGENCIAS DAS PROVAS É MUITO ALTO". Dessarte, seria oportuno que a OAB viesse a público explicar, à luz da verdade, o que de fato está acontecendo. Saidas como faculdades caça-niquel é fantasiosa; Muitas faculdades de direito também é fantasiosa. O Fato exige uma resposta e a sociedade quer saber a verdade. Seja da OAB, Seja do Ministério da Educação. Os cursinhos para advogados estão repletos, para FAZER VESTIBULAR DA OAB, uma turma com 50 advogados rende R$30.000,00(trinta mil reais)mês. Mensalidade mensal de R$600,00(seiscentos reais). Navegar é preciso, morrer jamais. Diz o Poeta.

A proliferação dos cursos jurídicos que espalha...

Helton Luis Oliveira de Campos ()

A proliferação dos cursos jurídicos que espalham-se por todo o país provoca justamente o inchaço de bachareis em Direito, onde apenas os melhores conseguiram passar no exame da Ordem, ou em algum concurso posteriormente. É a lei da concorrência em que os estudantes do Direito devem estudar não apenas o que a faculdade mostra e sim, aprofundar-se nos conhecimentos juridicos.

esse percentual de reprovados é o resultado do ...

Thomaz ()

esse percentual de reprovados é o resultado do que todos sabemos a tempos: faculdades caça-niquel estão pipocando pelo país. o nivel dos bacharéis é ridículo. Depois de formado a ÚNICA coisa que estudei p/ prova da OAB foi o estatuto/codigo de ética . Tem bacharel que faz até cursinho... cursinho p/ prova da OAB????? depois de 5 anos na faculdade !? uma piada!

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 29/06/2004.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.