Escreva Direito

Escreva Direito: arroxar pode ser conseqüência de arrochar.

Autor

18 de junho de 2004, 10h33

Perigosas semelhanças

Arrochar: Apertar muito. Arroxar: tornar roxo. Portanto, arroxar pode ser conseqüência de arrochar. Ás: especialista notável; carta de jogo. Az: ala, fileira do exército. Asado: que tem asas. Azado: oportuno, propício.Assoar: limpar o nariz. Assuar: vaiar, apupar.

Descoberta x Descobrimento

A descoberta do Brasil se deu há apenas 500 anos. Ao autor da frase falta descobrir que foi o descobrimento do Brasil que se deu em 1500, e não a descoberta. Usa-se descoberta quando se trata de invenção, ou seja, de algo que ainda não existia, como vacinas, medicamentos, bomba atômica etc. O Brasil já existia antes de 1500; apenas não era conhecido do mundo civilizado.

Observância x Observação

Freqüentemente encontramos a palavra observação sendo usada com o mesmo sentido de observância. Para que não se incorra nesse erro, é só lembrar que observância tem o sentido de cumprimento: observância (cumprimento) das leis.

Porco x Parco

Mal e porcamente. Para os mais apressados, está aí uma confusão de origem suína, quando, na verdade, a expressão se origina da palavra parco, que significa modesto, minguado, escasso. Para sair do chiqueiro, é necessário corrigir para: Mal e parcamente.

Epidemia animal?

É comum ouvir dizer de animais que morreram de epidemias. Epidemia só pode se referir a pessoas, pois demos, do grego, significa povo. Como solucionar o impasse? Indo ao próprio grego, que nos dá zoon, que significa animal, daí epizootia. Portanto, os animais morreram de epizootia.

Contra as formigas

Com freqüência as pessoas confundem remédio com veneno. Quando alguém compra remédio para formigas, a intenção é acabar com o formigueiro, matando as formigas. Mas, com remédio? Não, com veneno. (Agenda Gramatical 2004, de Paulo Flávio Ledur)

*A coluna é produzida pelo site Espaço Vital — www.espacovital.com.br

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!