Lista de aprovados

Mais de 45% são reprovados em Exame de Ordem da Bahia

Autor

17 de junho de 2004, 21h03

A Ordem dos Advogados do Brasil da Bahia divulgou a lista de aprovados no primeiro Exame de Ordem de 2004. Dos 975 inscritos, 441 candidatos foram reprovados. A aprovação foi de 50,36%, com 43 abstenções. O resultado pode ser alterado depois do julgamento dos recursos.

Os números preocuparam o presidente da OAB-BA, Dinailton Nascimento de Oliveira. “Me sinto entristecido, pois esse percentual mostra que existe deficiência no ensino jurídico. Os dados mostram que pelo menos metade dos bacharéis não está pronta para praticar a advocacia”, disse.

Medidas estratégicas

Para tentar reverter o quadro, a Comissão de Ensino Jurídico da OAB-BA iniciou um trabalho envolvendo a comunidade acadêmica dos cursos de Direito. O grupo quer identificar os problemas que comprometem a qualidade do ensino e buscar soluções.

O primeiro passo da comissão foi a elaboração do curso Gestão do Projeto Pedagógico dos Cursos de Direito, a ser realizado em julho, com a professora Nádia Fialho.

O curso Gestão do Projeto Pedagógico irá examinar o que se entende por projeto pedagógico de cursos de graduação – focando, especialmente, a formação em Direito. A avaliação será feita a partir da perspectiva da coordenação acadêmica-administrativa e das relações que o projeto pedagógico estabelece com a formação do estudante e com a atuação do professor em sala de aula. Serão levados em conta o contexto sócio-cultural da atualidade e seus desafios.

De acordo com Oliveira, a OAB-BA vai ajudar os cursos de Direito de todas as formas possíveis, para que os futuros profissionais da área entrem no mercado de trabalho capazes de atuar com competência: “Só estarei satisfeito quando o índice de aprovação no exame de Ordem chegar próximo de 95%”.

Para consultar a relação completa dos aprovados no Exame de Ordem, os candidatos podem se dirigir à sede da OAB, na Praça Teixeira de Freitas, Piedade, ou acessar o site www.oab-ba.org.br

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!