Mesa de negociações

TRF-4 consegue conciliação em 74% de ações que envolvem mutuários

Autor

14 de junho de 2004, 12h30

Na terceira semana da rodada de audiências de conciliação em processos que envolvem mutuários, promovida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, foram fechados acordos em 74,28%. A rodada de negociações aconteceu na semana de 7 a 11 de junho, excluído o feriado.

Das audiências, 35 já tiveram as negociações encerradas. Destas, 26 terminaram com entendimento entre os mutuários e a Caixa Econômica Federal (CEF), encerrando a disputa no Judiciário. Somente em 9 (25,71%) foi inviável chegar a um acerto.

Nos demais casos discutidos, as conversações não terminaram e terão continuidade em novos encontros, agendados para a próxima semana de audiências na sede do TRF-4, que acontece de 5 a 9 de julho.

O objetivo do projeto é tentar solucionar com maior rapidez processos que discutem financiamentos habitacionais, especialmente saldo devedor e reajuste de prestações. Três juízes federais foram convocados para conduzir as negociações: Taís Schilling Ferraz (Porto Alegre), Antonio Fernando Schenkel do Amaral e Silva (Blumenau/SC) e Erivaldo Ribeiro dos Santos (Maringá/PR).

Entre os dias 21 e 25 deste mês, serão realizadas audiências em Florianópolis, nas quais representantes da CEF e mutuários da região metropolitana da capital catarinense buscarão acordos para encerrar suas ações judiciais sobre o Sistema Financeiro da Habitação.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!