Escreva Direito

Escreva Direito: prova e evidência têm definições diferentes.

Autor

11 de junho de 2004, 8h57

Provas X Evidências

Ou são provas, ou são apenas evidências. As provas são concretas, documentadas. As evidências prescindem de provas: tem-se certeza mesmo sem contar com provas objetivas. Portanto, prova e evidência são coisas diferentes.

Legal, legítimo, lícito, permitido

Legal: que está previsto em lei. Legítimo: que emana da vontade popular, baseando-se no direito, na razão e na justiça. Lícito: que não é proibido por lei, não é objeto de lei. Permitido: que é autorizado por lei.

Breve alocução

Toda alocução é breve. É o que significa a palavra alocução. Por tanto, em breve alocução há redundância. Quando se dá esse nome a um longo discurso, a redundância será enriquecida com uma mentira.

Diferenças

Calúnia: acusação falsa, com o objetivo de causar dano. Difamação: desfazer a boa fama. Infâmia: difundir a má fama de alguém, com o objetivo de arrasar. Injúria: injustiça. Ultraje: insulto escandaloso.

Em busca da verdade

Fato verídico: Todo fato é verídico, porque só é fato aquilo que já aconteceu. O fato é que se deve escolher entre: É fato e É verídico. O resto é errado, portanto inverídico.

*Coluna publicada no site Espaço Vital – www.espacovital.com.br. Fonte: Agenda Gramatical, de Paulo Flávio Ledur.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!