Ponto final

Brahma é condenada a pagar indenização a mestre cervejeiro

Autor

7 de junho de 2004, 13h11

Depois de dez anos, o mestre cervejeiro Bernd Näveke, de 52 anos, ganhou o direito definitivo a uma indenização da Cervejaria Brahma, transformada em AmBev após fusão com a Antártica. Segundo o site Espaço Vital, ele passou mais de três décadas na companhia, boa parte delas ingerindo entre seis e oito litros diários de cerveja.

Como resultado de seu trabalho, teria se tornado alcoólatra e se aposentado precocemente por invalidez. O advogado Sérgio Fisher, representante de Näveke, informou que a decisão do Superior Tribunal de Justiça — confirmada pelo Supremo Tribunal Federal — que acolheu o pedido de indenização, transitou em julgado.

O valor da indenização, contudo, deve ser objeto de novo processo, que também pode levar anos. Um especialista contratado por Fisher calculou que o cervejeiro deve receber mais de R$ 6 milhões, referentes a pensões vencidas, acrescidas de juros, além de danos morais. A isso, informa o advogado, devem somar-se uma verba referente aos gastos com tratamento médico e uma pensão.

Descendente de alemães, Näveke ingressou na empresa em 1972, aos 20 anos, como aprendiz de cervejeiro. Em 1975 foi enviado para Munique, onde estudou por dois anos.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!