Reta final

OAB do Piauí aprova 38% dos inscritos no Exame de Ordem

Autor

20 de dezembro de 2004, 11h15

A OAB do Piauí aprovou, no seu segundo Exame de Ordem de 2004, 119 bacharéis em Direito — 38%. No total, 318 candidatos se inscreveram para as provas que foram feitas nos dias 28 de agosto (objetiva) e 17 de outubro (prático-profissional). Com o resultado, já computado os recursos julgados, mais da metade dos bacharéis em direito do estado não estão aptos a exercer a advocacia.

O índice final de aprovação foi considerado razoável pelo presidente da Comissão de Estágio e Exame da OAB-PI, Celso Barros Coelho Neto, se comparado aos resultados do mesmo exame em todo o Brasil. Nos estados do nordeste, onde os exames são feitos de forma regionalizada, o resultado do Piauí superou o de alguns estados até agora.

Em Pernambuco, por exemplo, 28% do total de 590 candidatos obtiveram aprovação no segundo exame; em Alagoas, 26,2% (do total de 225 inscritos) conseguiram êxito no mesmo teste. O resultado do Piauí não superou o da OAB da Bahia, onde 42% dos bacharéis que fizeram as provas receberão a carteira de advogado.

No Piauí, a instituição de ensino que proporcionalmente mais aprovou alunos no Exame de Ordem foi a Universidade Federal do estado. Ela aprovou 25 dos 43 candidatos inscritos, o equivalente a 62,5%. Em seguida, aparecem no ranking de maior número de alunos aprovados o Centro de Ensino Unificado de Teresina, com 54,5% de aprovação; a Universidade Estadual do Piauí, com 30,5% de aprovação; e a Universidade São Gabriel, com 16,6% de aprovação.

O resultado do segundo Exame de Ordem feito pela OAB-PI apresentou número final de aprovados menor que o primeiro exame do ano, em abril de 2004. No primeiro exame, 188 bacharéis, no total, conseguiram aprovação. A Seccional Piauiense da OAB faz três Exames de Ordem por ano, sempre nos meses de abril, agosto e dezembro. As datas são fixadas em edital e publicadas no Diário da Justiça.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!