Fim da dúvida

Exame de DNA comprova que Cristiane é filha de Vilma Martins

Autor

16 de dezembro de 2004, 11h12

Um exame de DNA comprovou que Cristiane Michelle Martins da Silva é filha de Vilma Matins Costa. O exame foi autorizado pelo juiz Jesseir Coelho de Alcântara, da 1ª Vara Crimina de Goiânia. Vilma Matins é acusada de seqüestrar Pedro Rosalino Braule Pinto, o Pedrinho, e Roberta Jamilly, quando ainda estavam na maternidade.

O pedido de DNA foi feito pelo delegado Antônio Gonçalves P. dos Santos, da Delegacia Estadual de Investigações Criminais, após terem surgido dúvidas de que Cristiane, registrada por Vilma como filha, teria os traços físicos diferentes de seus pais. Segundo o delegado, os casos ‘Pedrinho e Roberta’ contribuíram para que mães de diversas regiões do país enxergassem em Cristiane os filhos desaparecidos nos hospitais.

De acordo com os autos, o pedido também pretendia esclarecer o desaparecimento de uma recém-nascida do Hospital Hitatiaia, no bairro da Lapa, São Paulo, em 11 de março de 1973. A data coincidia com o nascimento de Cristiane. Logo após a mãe da criança desaparecida reconhecer semelhança da menina com seus familiares foi registrado um boletim de ocorrência.

Seguindo os dispositivos do Código de Processo Penal (artigos 155, 156 e 157), o juiz Jesseir Coelho de Alcântara entendeu que para instruir um processo penal, com a condenação do acusado, é preciso que o juiz esteja convencido de que são verdadeiros os fatos. “Meios de prova são as coisas ou ações utilizadas para pesquisar ou demonstrar a verdade. Como no processo penal brasileiro vige o princípio da verdade real, não há, em regra limitação aos meios da prova. E no caso de Vilma Martins isso não é diferente”, afirmou.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!