Efeito dominó

Dez presos na Operação Farol da Colina já tiveram a prisão revogada

Autor

27 de agosto de 2004, 19h38

Dez presos na esteira da Operação Farol da Colina já tiveram suas prisões temporárias revogadas pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Na tarde desta sexta-feira (27/8), o desembargador federal Élcio Pinheiro de Castro mandou soltar mais dois empresários.

O desembargador acolheu pedido de liminar em Habeas Corpus impetrado pelo advogado Alberto Zacharias Toron. A decisão se baseou em dois fundamentos.

No primeiro, o desembargador entendeu que, como o juiz Sérgio Moro, da 2ª Vara Federal Criminal de Curitiba, que expediu os mandados de prisão, declinou da competência para a Justiça Federal de São Paulo, “inexiste razão para que a prisão temporária seja mantida, eis que emanada de autoridade judiciária incompetente”.

O segundo fundamento foi o de que a prisão temporária, diferentemente da preventiva, “visa ao recolhimento de dados para o inquérito policial”. Pinheiro de Castro afirmou, ainda, que “na hipótese em tela, consoante informado na decisão atacada, a maior parte das diligências já foi realizada, circunstância que reforça a desnecessidade de manter a medida constritiva”.

Nesta quinta-feira, o desembargador já havia revogado as prisões temporárias de outras seis pessoas: Marlene Oliveira Contaldi, Carla Contaldi e Fernanda Contaldi, de São Paulo, e João de Almeida Abreu Lameira, Agostinho de Abreu Lameira e Alcídio de Almeida Lameira, do Rio de Janeiro.

Na terça-feira (24/8), o desembargador federal Paulo Afonso Brum Vaz concedeu o pedido de Habeas Corpus impetrado pela defesa de Telmo Vieira Barros da Silva e João Carlos Ferreira Lucas de Souza, também do Rio.

Segundo o TRF-4, Brum Vaz considerou relevante a tese da defesa. Ele ressaltou que, como os delitos teriam ocorrido na cidade do Rio de Janeiro, quem deve decidir sobre o pedido de prisão é a Justiça Federal fluminense.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!