Informações selecionadas

STJ lança o Guia do Advogado com telefones úteis

Autor

11 de agosto de 2004, 16h55

Para comemorar do Dia do Advogado, o Superior Tribunal de Justiça lança na próxima semana o Guia do Advogado. Elaborado pela Secretaria do Judiciário e com informações básicas aos operadores do Direito, o guia traz, por exemplo, dicas de como transitar, sem perda de tempo, pelo complexo do STJ.

Nesta terça-feira (10/8), o presidente do STJ, ministro Edson Vidigal, encaminhou ao presidente do Conselho Federal da OAB, Roberto Busato, um exemplar para manifestação de possíveis sugestões a serem acrescentadas. A publicação será distribuída ao público alvo somente após a expressa apreciação do presidente da OAB.

“Esta primeira edição ganhou tratamento gráfico singelo para o barateamento dos custos, uma vez que a publicação estará em permanente aperfeiçoamento. Com ela, pretendemos aproximar do STJ o nosso cliente e poder atendê-lo cada vez melhor”, justifica a secretária Judiciária Rosângela Silva.

Segundo o STJ, o guia será útil para os advogados em geral, mas em especial àqueles que moram fora de Brasília e sempre questionam ao pessoal da Seção de Apoio aos Advogados onde encontrar o que precisam dentro do complexo. Assim que aprovada pelo presidente da OAB, a publicação estará disponível ao público nos guichês de atendimento da área judiciária, assim como em versão eletrônica no site do tribunal.

O Guia do Advogado indica ainda local, telefones, endereços eletrônicos e horários de atendimento dos serviços: Processos Originários e Processos Recursais; Distribuição de Processos e Processos em Tramitação no STJ; e Informações Processuais também constam do guia.

Apresenta também o roteiro de onde encontrar a Secretaria de Jurisprudência (e Seção de Pesquisa) e da Secretaria Judiciária, com suas coordenadorias da Corte Especial, das três Seções e das seis Turmas, além da Seção de Apoio aos Advogados e Divisão de Execução Judicial. Indica os serviços oferecidos pela Biblioteca Ministro Oscar Saraiva, assim como os da Divisão de Arquivo Geral. Além disso, orienta aos clientes sobre a Ouvidoria-Geral do STJ e pontua as informações acessáveis na página eletrônica deste Tribunal.

As 46 páginas da versão impressa do guia incluem dicas dos serviços que atendem ao público, em geral, do STJ, como restaurantes e lanchonete; agências bancárias e caixas eletrônicos; agência de Correios e banca de jornal; seção de cópias reprográficas e de achados e perdidos. Há telefones que facilitam a vida dos advogados em trânsito por Brasília, como os de companhias aéreas, de ônibus interestaduais e de rádio táxis; assim como de diversos órgãos localizados na capital, como tribunais, ministérios, parlamento, polícia federal etc., e até de livrarias jurídicas.

O guia tem também um encarte contendo a localização de gabinetes e telefones dos ministros da Corte do STJ, a seção de suas respectivas especializações, suas distribuições em comissões e, mais: a composição dos conselhos de Administração e da Justiça Federal. Não foi esquecido outro detalhe importante para nortear os operadores do Direito, antes mesmo de se dirigirem fisicamente ao STJ, um mapa do complexo arquitetônico concebido pelo arquiteto Oscar Niemeyer e intitulado “Localize-se”.

Guia do Advogado, publicação organizada pela Secretaria Judiciária — Seção de Apoio aos Advogados do Superior Tribunal de Justiça, tem 46 páginas em versão impressa e eletrônica. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!