Advogados trabalhistas fazem pedido de desagravo à OAB

14/08/2004 22:31Mguima ()Quanta indignação. Como se diz, "A CARAPUÇA SER...
Quanta indignação. Como se diz, "A CARAPUÇA SERVIU"?!?!?! Uma palhaçada corporativista! Repugna-me pertencer a essa classe profissional que acha um absurdo e se ofende com toda e qualquer crítica contra seus membros. Agem como se todas as mazelas do Judiciário, Justiça, etc. fossem responsabilidade apenas dos Juízes... e advogados desonestos não existissem... Vejamos o que disse o Ministro: “A litigância de má-fé tem aumentado muito e precisamos coibir isso”. “Normalmente os trabalhadores são induzidos por advogados a pedir coisas de forma muito maior do que realmente acreditam que têm direito”. Ele não disse que todos os advogados agem assim. Se um advogado desse uma entrevista dizendo, vagamente, que "as decisões mal-fundamentadas têm aumentado muito", ou que "normalmente os juízes são induzidos pelos assessores a julgar as coisas de forma muito diferente do que realmente está nos autos", duvido que algum causídico deixaria de concordar. Ou que algum juiz fosse receber a crítica com indignação, como se fosse uma crítica a toda sua classe... Qualquer advogado que já tenha atuado com alguma freqüência na Justiça Trabalhista sabe que, realmente, existe uma pequena minoria de advogados que age exatamente dessa forma que o Ministro disse. NÃO SEJAMOS TOLOS: Há muita litigância de má-fé por todas as instâncias, e não só na Justiça do Trabalho, alimentada por advogados que colocam o interesse negocial da sua atividade profissional acima do juízo de viabilidade da demanda. Esses advogados alimentam os desvarios ("aventuras jurídicas") de seus clientes, cientes de que, caso não "peguem" a ação, irão perder o cliente para um advogado que a aceite.
12/08/2004 12:26Matheus Lima Moura ()Chega em boa hora este requerimento de desagrav...
Chega em boa hora este requerimento de desagravo público aos advogados trabalhistas. De fato, a idéia generalizada de que “normalmente os trabalhadores são induzidos por advogados a pedir coisas de forma muito maior do que realmente acreditam que têm direito” consubstancia uma ofensa a toda classe, mormente quando externada publicamente.
11/08/2004 17:00Vicente de Paula Mendes de Resende Jr. ()Quero parabenizar os colegas paulistas pela ini...
Quero parabenizar os colegas paulistas pela iniciativa junto ao Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. O Ministro do C. TST foi infeliz em suas acusações, o que não deve ser admitido pelos advogados brasileiros. Militamos atualmente em péssimas condições, tendo em vista o reduzido número de varas, poucos funcionários, juízes abarrotados de processos para serem julgados e ainda somos insultados por magistrados da mais alta corte trabalhista no país. Devemos mostrar que não ficaremos passivos a atos como esses e temos que cobrar medidas eficazes para que casos assim não mais se repitam. Novamente parabéns colegas, vocês estão cumprindo somente o seu dever.
11/08/2004 12:11Roberto Manca di Villahermosa (Advogado Associado a Escritório - Empresarial)Como advogado estou indignado ao tomar conhecim...
Como advogado estou indignado ao tomar conhecimento de alguns comentários feitos por advogados contrários à iniciativa dos colegas Eli Alves da Silva e Arnor Gomes da Silva Junior, e apoiando a reprovável fala do Ministro Vice-Presidente do TST. É lamentável que alguns advogados tenham tamanha falta de visão na defesa de nossa classe, pois não conseguem enxergar que nós, advogados, estamos a todo momento sendo desrespeitados e massacrados em nosso exercício profissional, e que nossa classe está sendo corroída pelas bordas. Quando esses advogados que se preocupam em fazer média com juízes e autoridades acordarem, verão que estamos no fundo do poço enquanto classe organizada (ou desorganizada ?). Portanto, colegas Eli e Arnor, vocês estão certos, não podemos ceder espaço para esse tipo de manifestação, vinda de quem for. Devemos resistir e exigir respeito. Parabéns pela iniciativa.
11/08/2004 12:11Roberto Manca di Villahermosa (Advogado Associado a Escritório - Empresarial)Como advogado estou indignado ao tomar conhecim...
Como advogado estou indignado ao tomar conhecimento de alguns comentários feitos por advogados contrários à iniciativa dos colegas Eli Alves da Silva e Arnor Gomes da Silva Junior, e apoiando a reprovável fala do Ministro Vice-Presidente do TST. É lamentável que alguns advogados tenham tamanha falta de visão na defesa de nossa classe, pois não conseguem enxergar que nós, advogados, estamos a todo momento sendo desrespeitados e massacrados em nosso exercício profissional, e que nossa classe está sendo corroída pelas bordas. Quando esses advogados que se preocupam em fazer média com juízes e autoridades acordarem, verão que estamos no fundo do poço enquanto classe organizada (ou desorganizada ?). Portanto, colegas Eli e Arnor, vocês estão certos, não podemos ceder espaço para esse tipo de manifestação, vinda de quem for. Devemos resistir e exigir respeito. Parabéns pela iniciativa.
11/08/2004 12:09Roberto Manca di Villahermosa (Advogado Associado a Escritório - Empresarial)Como advogado estou indignado ao tomar conhecim...
Como advogado estou indignado ao tomar conhecimento de alguns comentários feitos por advogados contrários à iniciativa dos colegas Eli Alves da Silva e Arnor Gomes da Silva Junior, e apoiando a reprovável fala do Ministro Vice-Presidente do TST. É lamentável que alguns advogados tenham tamanha falta de visão na defesa de nossa classe, pois não conseguem enxergar que nós, advogados, estamos a todo momento sendo desrespeitados e massacrados em nosso exercício profissional, e que nossa classe está sendo corroída pelas bordas. Quando esses advogados que se preocupam em fazer média com juízes e autoridades acordarem, verão que estamos no fundo do poço enquanto classe organizada (ou desorganizada ?). Portanto, colegas Eli e Arnor, vocês estão certos, não podemos ceder espaço para esse tipo de manifestação, vinda de quem for. Devemos resistir e exigir respeito. Parabéns pela iniciativa.
11/08/2004 11:49Carlos José Marciéri (Advogado Autárquico)Cumprimentos ao combativos Drs. Arnor e Eli pel...
Cumprimentos ao combativos Drs. Arnor e Eli pela iniciativa do pleito de desagravo, fruto de inequívoca sensibilidade que ainda possuem no exercício destemido da profissão. Infeliz, para dizer o mínimo, as colocações do Ministro Ronaldo Lopes Leal, pois, cumpre sim ao Advogado esclarecer os direitos dos que o procuram. Temos clientes juízes, que quando nos procuram também são esclarecidos de seus direitos, pois o papel de consultor é do Advogado e não do Juiz. Mas o que me causa espanto é que enquanto nenhum Ministro sai em defesa do 'colega', advogados insensíveis, aqui neste site, saem em defesa do Ministro e não daqueles que ainda se lembram das palavras do 'Juramento', como "dignidade e independência". Certamente os que atacam de forma leviana os colegas de profissão são aqueles que preferem transigir os direitos dos clientes a recorrer de uma decisão judicial. Uma vez mais a lembrança das palavras do Nono, quando ensinava da importância da 'boca chiusa'. Advogados, perseverem no fortalecimento da classe, deixando aos demais partícipes da administração que façam a sua.
11/08/2004 09:52Antonio da Costa (Advogado Autônomo - Tributária)De há muito tempo venho defendendo, em minhas c...
De há muito tempo venho defendendo, em minhas contestaçoes, a aplicaçao da pena de litigância de má fé, eis que a maioria das açoes aforadas, infelizmente, sao recheadas por pedidos absurdos. Afinal, quem, ainda, em defesa dos interesses dos empregadores, nao se deparou com pedidos de horas extras até superior às horas totais mensais? Por outro lado, a passividade dos juizes de primeira e segunda instância é algo insustentável. Alguns juizes chegam ao cúmulo de nao aplicar a litigância de má fe, alegando, em síntese, a hissuficiência do reclamante. Como se a pobreza justificasse a deslealdade. O falar do Sr. Ministro, queira ou não, reflete o que ocorre no cotidiano. A Justiça do Trabalho somente será respeitada como órgao julgador quando aplicar efetivamente a lei e nao com julgamentos de pobreza juridica que salta aos olhos. Certamente os advogados que estejam cientes de sua responsabilidade para com a sociedade e para com o ordenamento jurídico aplaudem tal explanacao. ão,
11/08/2004 09:50Antonio da Costa (Advogado Autônomo - Tributária)De há muito tempo venho defendendo, em minhas c...
De há muito tempo venho defendendo, em minhas contestaçoes, a aplicaçao da pena de litigância de má fé, eis que a maioria das açoes aforadas, infelizmente, sao recheadas por pedidos absurdos. Afinal, quem, ainda, em defesa dos interesses dos empregadores, nao se deparou com pedidos de horas extras até superior às horas totais mensais? Por outro lado, a passividade dos juizes de primeira e segunda instância é algo insustentável. Alguns juizes chegam ao cúmulo de nao aplicar a litigância de má fe, alegando, em síntese, a hissuficiência do reclamante. Como se a pobreza justificasse a deslealdade. O falar do Sr. Ministro, queira ou não, reflete o que ocorre no cotidiano. A Justiça do Trabalho somente será respeitada como órgao julgador quando aplicar efetivamente a lei e nao com julgamentos de pobreza juridica que salta aos olhos. Certamente os advogados que estejam cientes de sua responsabilidade para com a sociedade e para com o ordenamento jurídico aplaudem tal explanacao. ão,
11/08/2004 09:48Antonio da Costa (Advogado Autônomo - Tributária)De há muito tempo venho defendendo, em minhas c...
De há muito tempo venho defendendo, em minhas contestaçoes, a aplicaçao da pena de litigância de má fé, eis que a maioria das açoes aforadas, infelizmente, sao recheadas por pedidos absurdos. Afinal, quem, ainda, em defesa dos interesses dos empregadores, nao se deparou com pedidos de horas extras até superior às horas totais mensais? Por outro lado, a passividade dos juizes de primeira e segunda instância é algo insustentável. Alguns juizes chegam ao cúmulo de nao aplicar a litigância de má fe, alegando, em síntese, a hissuficiência do reclamante. Como se a pobreza justificasse a deslealdade. O falar do Sr. Ministro, queira ou não, reflete o que ocorre no cotidiano. A Justiça do Trabalho somente será respeitada como órgao julgador quando aplicar efetivamente a lei e nao com julgamentos de pobreza juridica que salta aos olhos. Certamente os advogados que estejam cientes de sua responsabilidade para com a sociedade e para com o ordenamento jurídico aplaudem tal explanacao. ão,
11/08/2004 09:39Edith Roitburd (Advogado Associado a Escritório)Edith advogada Infelizmente temos que admitir ...
Edith advogada Infelizmente temos que admitir que o Ministro nao inventou, pois é o que vemos todos os dias os absurdos que sao pedidos em ações trabalhistas, nao de advogados, mas de uma certa casta de individuos que podem, em face de fazerem parte do Orgão de Classe, operar nao só na Justiça Trabalhista como em geral. Não vejo necessidade de desagravo, pois creio que tudo isso ocorre mesmo, atolando a Justiça e emperrando ainda mais. Se os colegas nao fazem parte do time, nao têm porque se amofinar.
10/08/2004 23:18CDantas (Outro)Concordo plenamente com a Dra. Marina Lima Maci...
Concordo plenamente com a Dra. Marina Lima Maciel. As palvras do Ministro, infelizmente, retratam o que ocorre diutrnamente nos foros trabalhistas. E os bons profissionais não podem sentir-se ofendidos, ao contrário, devem exigir providências da OAB, no sentido de coibir-se com o máximo rigor condutas desse jaez
10/08/2004 23:17CDantas (Outro)Concordo plenamente com a Dra. Marina Lima Maci...
Concordo plenamente com a Dra. Marina Lima Maciel. As palvras do Ministro, infelizmente, retratam o que ocorre diutrnamente nos foros trabalhistas. E os bons profissionais não podem sentir-se ofendidos, ao contrário, devem exigir providências da OAB, no sentido de coibir-se com o máximo rigor condutas desse jaex
10/08/2004 20:53Maria Lima Maciel (Advogado Autônomo)Litigância de má-fé pode haver em qualquer área...
Litigância de má-fé pode haver em qualquer área. Pode ser mais comum na área trabalhista, pois sei, com certeza absoluta, de casos de advogado trabalhista que até recebeu dinheiro do cliente, em apropriação indébita. O CPC prevê a cominação para a litigância de má-fé. O advogado trabalhista pede mais do que o cliente tem a receber, e isto é da história da advocacia trabalhista, quanto eu saiba. O Brasil é grande. Bons e honestos advogados, como o Dr. Eli Alves da Silva, não deveriam nem se doer. O ministro não tem culpa se grande parte dos advogados, trabalhistas ou não, não têm ética no exercício da profissão. Sou defensora incondicional do advogado, militante que sou. Mas, por advogar, sei que as palavras do ministro não são desrespeitosas. Apenas, refletem uma triste realidade. É preciso acabar com advogados chicaneiros, e, não, sem ser um deles, sentir-se agravado quando são criticados. Sob pena de, ao defender por amor à defesa, ficar, o defensor, tal D. Quixote, brandindo sua "temida" lança, para salvar "aquela" donzela, naquele "palácio". Eli... mil abraços, mas, não pude resistir... Maria Lima

Comentários encerrados em 18/08/2004

A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.