Receita de bolo

China quer aumentar arrecadação e pode usar Brasil como exemplo

Autor

19 de abril de 2004, 16h20

Impostos cobrados no Brasil poderão servir de inspiração para o governo da China, que está em busca de formas para aumentar a arrecadação. Segundo o diretor geral do Ministério das Finanças da China, Ju Hao, os impostos brasileiros que podem vir a ser implantados são: IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), ITR (Imposto Territorial Rural) e ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis).

Ju Hao participou de palestra promovida pelo escritório de advocacia Peixoto e Cury, no último sábado (17/4), em São Paulo. “Atualmente, existem 24 impostos na China, mas para atender a crescente demanda por serviços somos obrigados a estudar alternativas para aumentar a arrecadação”, afirma Hao.

Durante a palestra, foram apresentados os principais pontos do sistema tributário brasileiro. Participaram nove pessoas, todos altos funcionários do Ministério das Finanças da China (equivalente a Receita Federal brasileira) e representantes de províncias como Jiangsu, Zhejiang e Neimenggu. “O sistema tributário brasileiro é complexo, bem mais do que o da China, mas possui vários pontos interessantes”, elogia Hao.

Nesta semana, a comitiva chinesa tem encontros agendados na Secretaria das Finanças do Rio de Janeiro. Antes de retornar para a China, o grupo deve passar alguns dias nos Estados Unidos. (Assessoria de Imprensa do Peixoto e Cury)

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!