Reprovação em massa

Apenas 24% dos bacharéis goianos passaram no exame da OAB

Autor

19 de abril de 2004, 13h54

O presidente da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Goiás, Miguel Cançado, informou o presidente nacional da OAB, Roberto Busato, que o Estado registrou o menor índice de aprovação no exame de Ordem nos últimos seis anos. As estatísticas do último exame em Goiás, feito em dezembro, foram divulgadas neste fim de semana.

Segundo os dados, apenas 24,32% dos 999 bacharéis em Direito que fizeram a prova conseguiram aprovação e vão receber a carteira da OAB. A média de aprovação nos anos anteriores sempre variou entre 38% e 40%.

A seccional goiana manifestou preocupação com o resultado e considera que ele reflete claramente a baixa a qualidade do ensino jurídico em Goiás. “A baixa aprovação no Exame de Ordem denota a importância da campanha que vem sendo promovida pela OAB junto ao Ministério da Educação para que não sejam abertos novos cursos de Direito de má qualidade no nosso Estado e no resto do país”, afirmou Miguel Cançado.

Ainda segundo os dados, das onze faculdades que tiveram alunos inscritos no exame, a Universidade Federal de Goiás (UFG) apresentou o maior número de candidatos aprovados. Dos 34 inscritos no exame, 44,12% obtiveram êxito nas provas.

A UFG é a única instituição de ensino de Goiás que figura no “OAB Recomenda”, publicação é divulgada pelo Conselho Federal da entidade. Em sua última edição, dos 215 cursos que foram avaliados pela Comissão de Ensino Jurídico, apenas 60 receberam o selo de qualidade da entidade.

A OAB de Goiás está promovendo um novo exame de Ordem. As provas objetivas foram feitas em 28 de março e a prova prática, acessível apenas aos aprovados nos testes objetivos, será no próximo domingo (25/4). (OAB)

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!