Ainda há esperança

Nova política industrial do governo joga luz sobre as trevas

Autores

17 de abril de 2004, 12h09

Não se nega que atualmente, no âmbito da chamada economia do conhecimento, a capacidade de inovação e desenvolvimento tecnológico das empresas constituem fator essencial para o sucesso empresarial.

As estatísticas da Organização Mundial de Propriedade Intelectual sobre o número de depósitos de patentes feitos através do PCT – tratado que visa facilitar o depósito de patentes em vários países – no ano de 2002, demonstram o quanto o Brasil está atrasado nas atividades de pesquisa e desenvolvimento. Evidentemente que existem ilhas de excelência – Embrapa, Embraer, Petrobrás – mas, de forma geral, o quadro é desolador.

O Brasil ocupou a 27ª posição em número de depósitos de patente (204) representando 0,1% do volume total durante o período. Este número é considerado baixo, mesmo diante de países em desenvolvimento como Cingapura (322 depósitos, representando 0,3%), África do Sul (407 depósitos, representando 0,4%), Índia (480 depósitos, representando 0,4%), China (1.124 depósitos representando 1%) e Coréia (2.552 depósitos, representando 2,2%).

A nova política industrial, recentemente anunciada pelo Governo Federal, lança uma luz sobre este quadro de trevas, pois uma de suas funções é justamente promover a capacidade inovadora das empresas via concepção, projeto e desenvolvimento de produtos e processos. (1)

A nova política industrial é caracterizada, portanto, por um conjunto de medidas, algumas já em vigor, outras inovadoras, que visam o incremento das atividades de P&D pelas empresas e instituições brasileiras.

A primeira medida relevante encontra-se prevista no Decreto n. 4.928. em vigor desde 23.12.2003, que possibilita que as empresas possam deduzir as despesas com depósitos de patente, certificação e pesquisa e desenvolvimento da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), Esta é uma iniciativa do MCT, em parceria com a FINEP, o que certamente viabilizará o aumento do número de patentes depositadas por empresas brasileiras.

Medida igualmente relevante foi a anunciada reestruturação do INPI, objetivando encurtar os prazos de registro de patentes, marcas e contratos de transferência de tecnologia.

O sucateamento verificado atualmente no INPI constitui um dos principais obstáculos ao desenvolvimento mais agressivo de atividades de P&D, e sua reestruturação vem sendo esperada por muitos anos tanto por inventores, como por advogados que atuam na área de Propriedade Industrial.

Dentro de todo este contexto de mudanças e incentivos que foram inseridos na nova política industrial, não menos importante é a Lei de Inovação Tecnológica, que ainda será apresentada ao Congresso Nacional.

O projeto de lei traz importantes propostas a serem implementadas, como as alterações nas regras de licitação, de modo que as instituições públicas de pesquisa não mais necessitarão promover concorrência para contratar pesquisadores e empresas. Além disso, aproximará os setores público e privado, ao prever parcerias entre eles, estimulando, desta forma, os investimentos em pesquisa e desenvolvimento.

Este, talvez, seja o projeto de maior importância a ser adotado, na medida em que estimulará professores de universidades públicas e pesquisadores públicos, a participar de inovações, de maneira mais efetiva, tendo em vista que, com a promulgação da nova Lei, aqueles poderão ser remunerados nos projetos em que haja parceria entre as empresas privadas e instituições públicas e estatais, o que não era possível.

Por fim, deve ser igualmente ressaltada a reformulação do programa Prosoft do BNDES, que concede financiamento para a produção, comercialização e exportação de software, que possuirá recursos da ordem de R$ 100 milhões. Vale salientar que esta nova linha de crédito tornará possível a participação de pequenas e médias empresas de software, o que não era viável na linha anterior.

Aliás, esta era uma das grandes reivindicações que vinham sendo feitas pelas entidades representativas das empresas nacionais de TI, tendo em vista que a maior parte das empresas do setor são de pequeno e médio porte. Estas não vislumbravam a possibilidade de participação, uma vez que não teriam meios de quitar os empréstimos, ainda na linha especial oferecida pelo BNDES.

Com a nova política industrial, estas empresas terão condições de financiar a produção, comercialização e até mesmo a exportação de seus softwares, estimulando fortemente a indústria Nacional.

Contando também com a iniciativa da APEX, MDIC e do MCT, haverá um programa de exportação de software e serviços, no intuito de oferecer um maior incentivo a sua exportação. Estima-se o montante de US$ 2 bilhões em exportações até o ano de 2007.

A nova política industrial é uma iniciativa louvável do atual governo, que propiciará o desenvolvimento de diversos setores industriais, especialmente o setor tecnológico, ao criar uma série de estímulos, tornando possível o incremento das atividades de pesquisa e desenvolvimento no Brasil.

Nota de rodapé

(1) Segundo http://www.desenvolvimento.gov.br/arquivo/ascom/apresentacoes/Diretrizes.pdf

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!