Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Xeque-mate

Desembargador de Minas lança livro sobre mestre do xadrez

O grande nome do xadrez mineiro, o ubaense Eugenio German, está recebendo uma homenagem significativa com a edição da obra "Mestre Eugenio M. German -- Um Legado", coordenada pelo desembargador Jarbas Ladeira.

O livro vai ser lançado no próximo dia 29/9, às 19h30, no Salão de Festas da Amagis, rua Ouro Fino, 367. German foi campeão brasileiro aos 21 anos no torneio feito em Fortaleza e ganhador do título de Mestre Internacional de Xadrez pela Fide, em 1952, quando tinha apenas 22 anos, por causa de sua atuação como primeiro tabuleiro da equipe brasileira na Olimpíada de Helsinque.

Único brasileiro a ostentar sozinho, por 17 anos seguidos, o título de Mestre Internacional de Xadrez conferido pela entidade que organiza e dirige este esporte no mundo, a Fide, a carreira de Eugenio German poderia ter rendido muito mais títulos se ele não fosse obrigado a conviver com uma permanente luta pela própria sobrevivência, o que lhe tirava tempo para os estudos e dificultava sua participação em torneios nacionais e internacionais.

Nesse volume que agora está saindo pela editora O Lutador, o desembargador Jarbas Ladeira, um dos principais enxadristas do Estado e que também convive com o problema de falta de tempo para seus estudos, colecionou dezenas das principais partidas realizadas por Eugenio German.

Para cada partida há uma ilustração com a posição mais importante, tudo acompanhado de uma análise sobre a criatividade desse mestre mineiro que saiu de Ubá para ser o primeiro brasileiro a ganhar o título de Mestre Internacional de Xadrez. (TJ-MG)

Revista Consultor Jurídico, 23 de setembro de 2003, 13h46

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 01/10/2003.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.