Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Novas perspectivas

Advogados discutem arbitragem e fusões em conferência internacional

Arbitragem e fusões entre escritórios. Esses foram dois dos temas que despertaram maior interesse dos participantes da Conferência Anual da International Bar Association (IBA), em São Francisco (EUA). Cerca de 3 mil advogados de todo o mundo participaram do evento, entre os dias 14 e 19 de setembro.

O Brasil estava representado por aproximadamente 30 profissionais, entre eles o advogado Jorge Nemr, do escritório Leite, Tosto e Barros Advogados Associados.

Segundo Nemr, durante os debates pôde-se constatar que o uso da arbitragem está crescendo bastante no mundo e isso é muito bem visto pelos advogados. Ele disse, inclusive, que está sendo planejada uma conferência sobre arbitragem em fevereiro de 2004, no Brasil.

Na parte consultiva, o aumento do número de fusões de escritórios tomou conta das discussões. De acordo com Nemr, o lado positivo dessas associações é tornar a nova empresa mais competitiva, com maior poder de barganha, presente em mais cidades e especializada em mais matérias.

Por outro lado, segundo o advogado, deve-se tomar cuidado com a diferença de cultura dos escritórios que se fundem. "Às vezes, um dos escritórios é mais voltado para determinada área ou tem um determinado perfil de sócios e, ao invés, de um acrescentar ao outro, pode criar desentendimentos", afirmou.

Revista Consultor Jurídico, 22 de setembro de 2003, 19h33

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 30/09/2003.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.