Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Maior eficiência

Portaria institui Portal da Legislação Previdenciária - PREVLegis

O ministro da Previdência Social, Ricardo Berzoini, emitiu portaria instituíndo o Portal da Legislação Previdenciária - PREVLegis, sistema de base de dados sobre legislação, constituído de atos normativos, jurisprudências e pareceres da Previdência Social. A portaria foi publicada no DOU desta quarta-feira (17/9).

O portal tem como objetivo compilar os dados para uma base informatizada de consulta e manuseio da legislação e atos normativos previdenciários, permanentemente atualizada, para utilização dos orgãos da Previdência Social, de modo a alcançar maior produtividade e eficiência.

A portaria cria também o Comitê Gestor do PREVLegis, composto por um representante de cada órgão da Previdência Social, que funcionará como instância superior de caráter decisório, responsável pela definição de estratégias relativas à manutenção do portal, pela seleção e atualização do conteúdo da base informatizada de dados e pela deliberação de ações a serem desenvolvidas pelos integrantes do Comitê.

Leia a íntegra:

Ministério da Previdência Social

Gabinete do Ministro

PORTARIA Nº 1.303, DE 16 DE SETEMBRO DE 2003

O MINISTRO DE ESTADO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL, no uso da atribuição que lhe confere o art. 87, parágrafo único, inciso II, da Constituição Federal,

CONSIDERANDO a necessidade de unificar as várias bases de dados de legislação disponibilizadas pelos diversos órgãos da Previdência Social, para dotá-la de um PORTAL DA LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA contendo a base de dados informatizada e unificada, como fonte de consulta integrada, atualizada e de fácil acesso, contendo a legislação federal, atos normativos, jurisprudências, pareceres e outros instrumentos de gestão, pesquisa e apoio, de modo a alcançar maior produtividade e eficiência dos órgãos previdenciários;

CONSIDERANDO o Relatório Final apresentado pelo Grupo de Trabalho constituído pela Portaria nº 15, de 7 de março de 2003, que detalha e propõe formas de aprimorar e tornar mais ágeis e eficazes as condições de acesso e de pesquisa dos usuários da legislação previdenciária, resolve:

Art. 1º - Instituir o PORTAL DA LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA - PREVLegis, sistema de base de dados sobre legislação, constituído de atos normativos, jurisprudências e pareceres da Previdência Social.

Art. 2º - O Portal PREVLegis será desenvolvido de acordo com o Documento de Referência elaborado pela Secretaria-Executiva do MPS e tem como objetivo compilar os dados para uma base informatizada de consulta e manuseio da legislação e atos normativos previdenciários, permanentemente atualizada, para utilização dos orgãos da Previdência Social.

Art. 3º Fica criado o Comitê Gestor do PREVLegis que funcionará como instância superior de caráter decisório, responsável pela definição de estratégias relativas à manutenção do portal PREVLegis, pela seleção e atualização do conteúdo da base informatizada de dados e pela deliberação de ações a serem desenvolvidas pelos integrantes do Comitê.

Art. 4º - O Comitê Gestor será composto por um representante de cada órgão da Previdência Social a seguir nominados, e coordenado pelo representante da Secretaria-Executiva do MPS.

I - Ministério da Previdência Social (Gabinete do Ministro, Consultoria Jurídica, Ouvidoria-Geral, Secretaria-Executiva, Secretaria de Previdência Complementar, Secretaria de Previdência Social e Conselho de Recursos da Previdência Social).

II - Instituto Nacional do Seguro Social (Diretoria de Benefícios, Diretoria de Orçamento, Finanças e Logística, Diretoria da Receita Previdenciária, Procuradoria Federal Especializada, Controladoria, Auditoria-Geral e Corregedoria-Geral).

Art. 5º - No prazo de cinco dias da publicação da presente Portaria, os órgãos da Previdência Social referidos no art. 4º, deverão indicar seus representantes titulares e suplentes no Comitê Gestor do Portal PREVLegis.

Art. 6º - A Secretaria-Executiva é o órgão responsável pela coordenação, formalização da integração e manutenção do Portal PREVLegis entre os diversos órgãos da Previdência Social.

Art. 7º - Compete ao Secretário-Executivo a expedição de atos e normas necessárias à implantação e ao desenvolvimento do Portal PREVLegis, bem como ao funcionamento do Comitê Gestor.

Art.8º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, ficando revogada a Portaria nº 3.466, de 25/07/96.

RICARDO BERZOINI

(Este texto não substitui o publicado no D.O.U. de 17/09/2003)

Revista Consultor Jurídico, 17 de setembro de 2003, 15h25

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 25/09/2003.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.