Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Revolução do formato

Juruá lança biblioteca virtual que calcula direitos autorais

A Juruá Informática, empresa do grupo Juruá Editora, lançou um sistema que pretende revolucionar o formato de pesquisa em livros técnicos até então adotado no Brasil.

Trata-se da Biblioteca Virtual Juruá (www.jurua.com.br/bv), que possibilita o acesso a um grande volume de obras, com custo por página equivalente ao de uma fotocópia. Mesmo que o usuário não compre o livro físico, será possível copiar e colar textos das pesquisas nas petições, trabalhos acadêmicos e pesquisas, sem que isso prejudique os direitos autorais.

A comunidade jurídica necessita de pesquisas técnicas constantes, em obras diversificadas. Mas essas freqüentes atualizações exigiam um alto investimento, uma vez que o valor médio de uma obra jurídica fica em torno de R$ 50,00.

Com o sistema, o acesso ficou facilitado e o usuário pode realizar inúmeras consultas a obras da Juruá e comprar somente o que lhe interessar, como partes de um capítulo ou mesmo uma página apenas. O mecanismo de consulta calcula automaticamente os direitos autorais, para que sejam devidamente creditados ao autor ou detentor.

Revista Consultor Jurídico, 11 de setembro de 2003, 16h23

Comentários de leitores

1 comentário

Muito interessante. Parabéns pela iniciativa. N...

Paulo Sá Elias ()

Muito interessante. Parabéns pela iniciativa. No entanto, fica uma dúvida: será possível ao contrafator (auxiliado por outras pessoas) conseguir a íntegra da obra por meio de fragmentos adquiridos isoladamente? Aproveito a oportunidade para compartilhar breves considerações acerca de um assunto preocupante no mundo editorial: http://www.direitodainformatica.com.br/artigos/021.htm

Comentários encerrados em 19/09/2003.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.