Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Certificação digital

Criação de módulo criptográfico brasileiro começa a ser discutida

O ponto de partida para a construção do primeiro hardware de plataforma criptográfica brasileiro foi dado na terça-feira (9/9), em uma reunião no Palácio do Planalto. Atualmente esta tecnologia é importada. O diretor de Infra-Estrutura e Chaves Públicas do ITI - Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, Renato Martini, estima que em um prazo de três anos o hardware entrará em operação.

Estavam presentes no encontro representantes do ITI e da Finep - Financiadora de Estudos e Projetos, órgão ligado ao Ministério de Ciência e Tecnologia. Também participaram o ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica, o Casnav - Centro de Análises e Sistemas Navais, o Cepesc - Centro de Pesquisa e Desenvolvimento para a Segurança das Comunicações, a RNP - Rede Nacional de Pesquisas, bem como a Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, a Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e a Unicamp.

A função desse hardware é armazenar dados criptográficos utilizados no processo de certificação digital. De acordo com Renato Martini, o primeiro modelo poderá estar pronto em 2005. "Estimamos que em dois anos o protótipo possa estar construído. Agora devemos consolidar o grupo de trabalho e suas tarefas", completou. (ITI)

Revista Consultor Jurídico, 11 de setembro de 2003, 0h54

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 19/09/2003.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.