Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Honoris Causa

Damásio de Jesus é homenageado em universidade da Itália

O professor Damásio Evangelista de Jesus receberá, no dia 19 de setembro, o título de Dr. Honoris Causa em Direito da Universidade de Estudos de Salerno, na Itália. É a primeira vez que a Faculdade de Jurisprudência presta uma homenagem a uma personalidade em sua história e o escolhido falará a vários mestres presentes.

A "lectio doctoralis", denominação da aula a ser proferida pelo professor Damásio, perante os mestres da Universidade, versará sobre a eficácia do Direito Penal no mundo contemporâneo. O professor abordará o valor das leis penais em face da crescente criminalidade de massa e do crime organizado nacional e transnacional.

Damásio Evangelista de Jesus é um dos mais respeitados especialistas em Direito Penal da atualidade. Possui mais de 20 obras editadas que fazem parte do conteúdo curricular das principais faculdades de Direito do País. Foi procurador de Justiça e representou o Brasil inúmeras vezes na ONU, junto à Comissão de Prevenção do Crime e Justiça Penal. É presidente do Complexo Jurídico Damásio de Jesus, da Faculdade de Direito e de uma Editora, que também levam seu nome.

"Estou muito feliz por esta homenagem. É a primeira vez que um especialista brasileiro recebe um título como este, e eu serei o primeiro entre todos da Faculdade de Jurisprudência que nunca havia homenageado ninguém antes. Nestes mais de 40 anos de carreira dedicados ao ensino do Direito, sinto-me satisfeito por ainda fortalecer e elevar o nome do meu país cada vez que recebo uma homenagem. É como ganhar uma medalha nos jogos esportivos. Só que minha competição é na área da prevenção ao crime e no ensino das leis justas e aplicáveis para a plena organização da sociedade. Cada reconhecimento que recebo representa que o estudo e a dedicação, a uma causa, sempre ampliarão as nossas fronteiras e nos farão ter orgulho de nossas escolhas", finaliza Damásio.

Participarão da cerimônia, apresentando o homem e o jurista Damásio de Jesus, Sylvia Helena de Figueiredo Steiner, juíza do Tribunal Penal Internacional, Andrea R. Castaldo, professor de Direito Penal na Universidade de Salerno, e Francisco Muñoz Conde, professor de Direito Penal na Universidade de Sevilha, entre outras figuras ilustres do mundo jurídico internacional. (Assessoria de Imprensa)

Revista Consultor Jurídico, 5 de setembro de 2003, 13h35

Comentários de leitores

1 comentário

É uma pena que um jurista do porte do prof. Dam...

Gilberto Silva ()

É uma pena que um jurista do porte do prof. Damásio só receba o doutorado na forma de honoris causa, e não freqüentando o doutorado, como muitos de seus discípulos. Certamente seria um privilégio ser seu colega de turma e presenciar sua defesa de tese.

Comentários encerrados em 13/09/2003.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.