Notícias
4 setembro 2003
Herança familiar
Silveirinha não consegue suprimir seu sobrenome do nome dos filhos
O fiscal Rodrigo Silveirinha Correa, da Secretaria Estadual de Fazenda do Rio de Janeiro, e sua mulher Silvana Dionizio Alves pediram à Justiça a supressão do sobrenome paterno "Silveirinha" do nome de seus três filhos. O pedido foi negado pela 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, por unanimidade, na quarta-feira (3/9)
Segundo o advogado do fiscal -- Clóvis Sahione -- a imprensa, "que não tem alma", com todo seu poder fez com que o nome "Silveirinha" virasse alvo de chacotas, humilhações e brincadeiras. O advogado argumentou também que "a proposta mais dolorosa que um pai pode fazer a respeito de um filho é tirar o seu nome de um filho".
Em fevereiro, a juíza Simone de Araujo Rolim da 5ª Circunscrição do Ofício Civil das Pessoas Naturais, já havia negado o pedido. O Ministério Público também é contrário ao recurso.
O desembargador José de Magalhães Peres foi o relator da ação. O entendimento do relator foi acompanhado pelos desembargadores Gustavo Kuhl Leite e Leila Mariano. Eles entenderam que a Lei 6015/73 é rígida nessa questão -- o nome de família é elemento fundamental do nome e indisponível. (TJ-RJ)
Revista Consultor Jurídico, 4 de setembro de 2003
Comentários
Comentários de leitores: 0 comentários
A seção de comentários deste texto foi encerrada em 12/09/2003.