Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

'Detenção ilegal'

OAB paulista pede investigação sobre prisão de advogado

A Comissão de Direitos Humanos da OAB paulista pediu à juíza corregedora do Departamento de Inquérito e Polícia Judiciária (Dipo), Ivana David Boriero, que mande investigar a prisão supostamente ilegal de um advogado por policias civis e militares.

O advogado teria sido algemado em público, conduzido ao 30º DP no "chiqueirinho" de uma viatura policial e, depois de ficar detido de meia-noite às 5h, teria recebido a "explicação" de que se tratava de uma averiguação. Segundo João José Sady, coordenador da CDH, "é lastimável que a PM abrigue policiais capazes de tamanha truculência e que policiais civis, como o delegado que manteve o advogado detido ilegalmente, sejam coniventes com tais práticas." (OAB-SP)

Revista Consultor Jurídico, 1 de setembro de 2003, 15h59

Comentários de leitores

7 comentários

Esperemos a resposta do judiciário ...que seja ...

Paulo Stanich Neto ()

Esperemos a resposta do judiciário ...que seja feito justiça e condenado os culpados

Sugiro que a OAB proponha ao Congresso Nacional...

Sérgio Niemeyer (Advogado Sócio de Escritório - Civil)

Sugiro que a OAB proponha ao Congresso Nacional um Projeto de Lei, em cujo texto aliás já estou trabalhando, segundo o qual todo abuso de autoridade passará a ser julgado por um júri popular, independentemtne de quem seja a autoridade coatora (policiais, delegados, juízes, membros do Ministério Público etc). E quando a vítima for advogado, ou a autoriedade coatora for membro do MP, em ambas essas hipóteses, a legitimidade para a ação penal será da OAB, representada na fora de seu Regulamento Geral. A par disso, o delito não se sujeitará às regras da Lei dos Juizados Especiais Criminais, por expressa disposição em contrário. Quem concordar com isso que se manifeste. E quem discordar, que se manifeste também. Podemos fazer isto acontecer, pois há, em nosso ordenamento jurídico a possibilidade de lei por iniciativa popular. E nós, advogados, somos muitos, espalhados por todo o país. Já imaginaram como que as autoridades passariam a tratar os advogados diante de uma lei desse jaez?!?! Então, vamos à luta!!! (a) Sérgio Niemeyer sergioniemeyer@adv.oabsp.org.br

Infelizmente hoje em dia temos que ter sorte pa...

Ido Kaltner (Advogado Assalariado)

Infelizmente hoje em dia temos que ter sorte para não encontrar com os bandidos e muito menos com a polícia. Essa é a realidade, pois vê-se diariamente nas ruas a PM abordando pessoas tratando-as como bandidos, e jogando aquele holofote no rosto dos motoristas, ofuscando sua vista enquanto dirige.

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 09/09/2003.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.