Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

E-Dicas

Segundo volume do E-Dicas traz visão feminina do mercado de TI

O empresário Indio Brasileiro Guerra Neto, sócio-diretor da FirstCom Comunicação e da ITC Ventures, Inc., e Cid Torquato, diretor executivo da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net), lançam no próximo dia 1º de abril o livro E-Dicas: Uma Visão Mais Sensível da Nova Economia. Segundo volume da série E-Dicas, a publicação, inédita e pioneira, reúne uma coletânea de artigos de 22 empresárias e empreendedoras que atuam efetivamente no mercado da Tecnologia da Informação.

"Desde que comecei a trabalhar no mercado de tecnologia notei a forte presença feminina no setor. A contribuição feminina vem sendo determinante para o desenvolvimento desta indústria e, por isso, idealizamos a organização de um livro da coleção E-Dicas especialmente dedicado a elas. O resultado é uma radiografia da atuação das profissionais na construção da economia digital no Brasil", diz Indio Brasileiro, idealizador e organizador dessa edição do projeto.

"Reunir esta coletânea de opiniões de mulheres, todas profissionais de grande destaque no cenário empresarial brasileiro, não traz apenas visões balizadas sobre a Economia Digital no país, mas propõe, ainda, uma forte e moderna sintonia com importantes movimentos internacionais de empowerment feminino", escreve no prefácio do livro Cid Torquato, diretor da Camara-e.net e idealizador da série E-Dicas.

Com 228 páginas, patrocinado pela FirstCom Comunicação e pela Jump Solutions, com apoio da Camara-e.net e editado pela Usina do Livro, o livro reúne artigos que abordam os diversos aspectos da sociedade da informação, desde o marketing digital e o Internet Banking até o e-learning, o direito na Internet, o jornalismo na Web e a Internet sem fio.

Um estudo recentemente divulgado pela E-Consulting concluiu que as mulheres já são a maioria (54%) do total de profissionais que atuam nos departamentos de Internet, marketing, comunicação e afins, tendência também verificada no comércio eletrônico, setor no qual 23% dos cargos são ocupados por mulheres. Nas agências de publicidade, o sexo feminino representa 59% dos profissionais, predominantemente nas áreas de atendimento, design, conteúdo e tráfego. Já nas produtoras de Internet elas são 41% dos recursos humanos, nas consultorias são 29% e nas integradoras de tecnologia chegam a 16%. Da mesma forma, o aumento das mulheres é também notório em desenvolvimento e infra-estrutura de tecnologia, tendo saltado de 4% em 2001 para 7,5% no ano passado. Outro levantamento do Grupo Catho aponta ainda um crescimento de 17,84% em 1997 para 25,68% em 2001 nos departamentos de informática.

O livro E-Dicas: Uma Visão Mais Sensível da Nova Economia traz artigos das seguintes empresárias e empreendedoras:

- Ana Amélia de Castro Ferreira, advogada e presidente da Comissão de Comunicação e Informática do Instituto dos Advogados Brasileiros;

- Ana Lúcia Busch, diretora executiva da Folha Online;

- Ana Lúcia Serra, sócia e diretora de operações da Age;

- Ann Williams Alvez, diretora geral da Tiaxa do Brasil;

- Claudia Costin, diretora da Promon S.A.;

- Cristina Boner, presidente fundadora do Grupo TBA;

- Daniela Goios, da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net);

- Fernanda Romano, diretora de mídia Internet da DM9DDB;

- Helenir Queiroz, diretora executiva da Acttive;

- Luciana Garcia, vice-presidente da Thompson Digital;

- Maria Fernanda Teixeira, vice-presidente de operações para América Latina da EDS;

- Marília Rocca, diretora geral da Endeavor;

- Martha Funke, consultora de projetos de comunicação e ex-editora-chefe da Padrão Editorial;

- Patrícia Peck, responsável pelo planejamento estratégico da Y&R 2.1, do Grupo Young&Rubicam/WPP;

- Patrícia Souto, estrategista da Jump Solutions e consultora sênior da Neoris;

- Paula Santos, CEO e co-fundadora da Vesta Technologies;

- Roberta Raduan, sócia-diretora da EURO RSCG Interaction e diretora de comunicação da Associação de Mídia Interativa (AMI);

- Ruth Trosman, fundadora da MundoMedia e CEO da emailCompany;

- Sandra Chemin, diretora de informações da Associação de Mídia Interativa (AMI) e fundadora da Ogilvy Interactive;

- Sandra Martinelli, diretora de marketing corporativo do Unibanco;

- Silvana Case, vice-presidente executiva do Grupo Catho;

- Vânia Ferro, diretora executiva da Care Brasil.

O primeiro livro da série E-Dicas, intitulado E-Dicas: Desvirtualizando a Nova Economia, com organização e prefácio de Cid Torquato, foi lançado em meados de 2002 com nomes de profissionais pioneiros da economia digital no Brasil, entre eles Jack London, Ivan Moura Campos, Demi Getschko, PJ Pereira, Raphael Mandarino Jr., Indio Brasileiro Guerra Neto, Gilson Schwartz e Pyr Marcondes.

A publicação será lançada em coquetel no dia 1º de abril na Livraria Cultura do Shopping Villa Lobos, em São Paulo (av. das Nações Unidas, 4.777, Alto de Pinheiros).

Maiores informações podem ser obtidas na Usina do Livro.

Revista Consultor Jurídico, 30 de março de 2003.

Revista Consultor Jurídico, 30 de março de 2003, 21h36

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 07/04/2003.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.