Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

'Novo Judiciário'

Livro sobre Juizados Especiais Cíveis chega à terceira edição

Acesso rápido à Justiça e auxílio jurídico para quem antes estava privado desse direito fundamental. Isso é o que oferecem os juizados especiais, de acordo com o presidente da Associação dos Magistrados do Rio de Janeiro (Amaerj), Luis Felipe Salomão.

O funcionamento e a importância desses juizados é tema do livro de Salomão, "O roteiro dos Juizados Especiais Cíveis", cuja terceira edição, ampliada e atualizada, chega em breve às livrarias. A obra é fruto da observação e experiência do autor, que coordenou os Juizados Especiais Cíveis no Rio de Janeiro.

Entusiasta desse "novo Judiciário", Salomão divide a obra em duas partes: uma é doutrinária e outra, constituída por legislação, jurisprudência, formulários e prática forense.

O livro parte do conceito de evolução da democratização do acesso à Justiça e demonstra os avanços obtidos pelo Judiciário a partir da criação desses juízos. Dentre esses progressos, Salomão destaca a nova postura do juiz, que lida com um processo absolutamente informal e simplificado, e do jurisdicionado, que vê a Justiça atuando em seu bairro.

Revista Consultor Jurídico, 26 de março de 2003.

Revista Consultor Jurídico, 26 de março de 2003, 11h58

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 03/04/2003.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.